A presente UC visa proporcionar ao futuro formador, professor ou designer, instrumentos e estratégias que permitam a tomada de decisões que sejam pedagogicamente efetivas e sustentáveis e que permitam ser transformadoras em várias situações de intervenção pedagógica, através da construção de contextos de formação baseados na utilização de tecnologias digitais. São abordadas as questões relativas ao desenho de cursos online em contextos formais (através da elaboração de um projecto de curso online) e questões relativas à utilização de tecnologias digitais e ambientes virtuais de aprendizagem em contextos sócio-culturais e sócio-profissionais complexos e voláteis (através do estudo de casos em Comunidades Virtuais de Prática e em Contextos de trabalho).
Competências transversais:
Competências específicas:
I. Formação Online em contextos virtuais e híbridos
II. Formação Online em Contextos não formais
A - Comunidades de Prática
Desenho, moderação, facilitação, gestão e administração de Comunidades de Prática.
Ferramentas digitais de apoio a comunidades de prática.
B - Aprendizagem em Contextos de Trabalho e Organizações.
O modelo de Jane Hart de formação em contextos de trabalho.
Bates, T. (2016). Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional.
Cambridge, D., Kaplan, S. &Suter, V. (2005) Community of Practice Design Guide Louisville CO: EDUCAUSE.
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O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.