Formação Online
Cod: 11071
Department: DEED
ECTS: 6
Scientific area: Ciências da Educação; Psicologia
Total working hours: 156
Total contact time: 15

A presente UC visa proporcionar ao futuro formador, professor ou designer, instrumentos e estratégias que permitam a tomada de decisões que sejam pedagogicamente efetivas e sustentáveis e que permitam ser transformadoras em várias situações de  intervenção pedagógica, através da construção de contextos de formação baseados na utilização de tecnologias digitais.  São abordadas as questões relativas ao desenho de cursos online em contextos formais (através da elaboração de um projecto de curso online) e questões relativas à utilização de tecnologias digitais e ambientes virtuais de aprendizagem em contextos sócio-culturais e sócio-profissionais complexos e voláteis (através do estudo de casos em Comunidades Virtuais de Prática e em Contextos de trabalho).

Competências transversais:

  • Adequar a intervenção educativa e formativa a diversos contextos, problemáticas e populações-alvo;
  • Intervir em contextos educativos diversos, formais, não formais e informais

Competências específicas:

  • Desenvolver e implementar programas e projetos educativos e formativos em ambientes virtuais e/ou híbridos.
  • Projetar e desenhar situações e ações de formação ajustadas a grupos e coletivos informais bem como a contextos de trabalho e organizações.

I. Formação Online em contextos virtuais e híbridos

  1. Modelos de cursos online
  2. Desenho de um curso online na sua arquitetura tecnológica, social e pedagógica
  3. Desenho de Atividades para Cursos Online
  4. Calendarização de um Curso Online: Duração e Ritmo de um Curso.
  5. Avaliação em Cursos Online 

II. Formação Online em Contextos não formais
 
A - Comunidades de Prática
Desenho, moderação, facilitação, gestão e administração de Comunidades de Prática.
Ferramentas digitais de apoio a comunidades de prática.
 
B - Aprendizagem em Contextos de Trabalho e Organizações.
O modelo de Jane Hart de formação em contextos de trabalho.

Bates, T. (2016). Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional.
Cambridge, D., Kaplan, S. &Suter, V. (2005) Community of Practice Design Guide Louisville  CO: EDUCAUSE.
Dron, J.; Anderson, T. (2014) - Teaching Crowds-Learning and Social Media. Athabasca, Athabasca University Press.
Hart , J. (2017). Learning in the Modern Workplace 2017. C4LPT, Centre for Learning & Performance Technologies.
Quintas-Mendes, A. (2004). Formação de E-Formadores: Alguns princípios pedagógicos - Discursos, Série Perspectivas em Educação, nº 2, Dez. pp. 171-176
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Vieira, F. (2014) - Pedagogia, Formação e Investigação, In Vieira, F. (Org.) Quando os Professores Investigam a Pedagogia - Em busca de uma educação mais democrática. Mangualde: Edições Pedago Lda, pp. 11-57

Continuous assessment is privileged: 2 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a final digital test, Global e-folio (e-folio G) at the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final exam (100%).