Pretende-se com esta unidade curricular avaliar o panorama mundial da insegurança alimentar, as suas principais causas, bem como avaliar os elementos impulsionadores da mudança ao nível da segurança alimentar e as principais consequências para a saúde da má nutrição, no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
1. Introdução à Insegurança Alimentar e Acesso ao Alimento
2. O Agregado familiar e o Acesso ao Alimento
3. Diversidade e comércio local e internacional
4. Políticas Públicas e Governança
5. Desperdício Alimentar e a doação de alimentos resgatados
6. Quantificação da Insegurança Alimentar
• Ackerman-Leist P (2013), Rebuilding the Foodshed: How to Create Local, Sustainable, and Secure Food Systems, Post Carbon Institute, USA.
• FAO, WFP, IFAD (2012), The State of Food Insecurity in the World 2012, Economic growth is necessary but not sufficient to accelerate reduction of hunger and malnutrition, FAO, Rome.
• FAO, IFAD, WFP (2013), The State of Food Insecurity in the World 2013, The multiple dimensions of food security, FAO, Rome.
• FAO, IFAD, WFP (2014). The State of Food Insecurity in the World 2014, Strengthening the enabling environment for food security and nutrition, FAO, Rome.
• McDonald BL (2010), Food Security, Polity Press, UK.
• OECD (2013), Global Food Security: Challenges for the Food and Agricultural System, OECD Publishing, Paris.
• Production, F., Cervantes-Godoy, D., Dewbre, J., PIN, Amegnaglo, C. J., Soglo, Y. Y., … Swanson, B. E. (2017). The Future of Food and Agriculture:Trends and Challenges. In FAO. Rome.
• Reardon, T. (2015). The hidden middle: The quiet revolution in the midstream of agrifood value chains in developing countries. Oxford Review of Economic Policy, 31(1), 45-63.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.