No contexto dos Estudos Globais, esta UC de aprofundamento teórico pretende acompanhar as discussões nas áreas determinantes que contribuem para a definição e implementação de uma política de língua, sobre o modo como se vão construindo saberes sobre a diversidade linguística e cultural e das relações que se estabelecem nos espaços onde os falantes interagem, na perspetiva de globalização.
A UC está organizada em 4 módulos, correspondentes a 4 eixos de discussão teórica, que concorrem para os objetivos de aprendizagem. Integram políticas públicas de educação, intervenções nas vertentes interna e externa e no caso das línguas globais, a sua relação com os seus espaços geopolíticos, incluindo as organizações multilaterais globais e internacionais/regionais.
Esta UC pretende apresentar instrumentos teóricos e analíticos de modo a permitir a compreensão da diversidade da construção dos saberes numa perspetiva crítica no seio da Política de Língua e dos seus impactos sociais e políticos.
Política de Língua
Planeamento (Gestão) Linguístico
Diversidade linguística
No final desta Unidade Curricular os doutorandos deverão estar aptos a:
- Compreender a natureza, relevância e fins das Políticas de Língua num quadro social e geopolítico caracterizado pela globalização e diversidade linguística;
- Compreender o papel dos diversos planos de intervenção (nos contextos nacionais e internacionais), estratégias e consequências sociais das políticas de língua e do planeamento da língua (language management);
- Compreender e identificar o papel das Políticas de Língua no contexto da Promoção da Língua Portuguesa no exterior (e na sua vertente interna no contexto das migrações) e o seu impacto nos sistemas de ensino em que está integrada.
1. O domínio científico da Política de Língua e seu Planeamento (management);
1.1. Política de língua e mudança social;
1.2. Planeamento da língua ou gestão da língua (language management)?
2. Política de língua e políticas públicas;
2.1. Política de Língua no quadro das políticas educativas;
2.2. Provisão de línguas estrangeiras no sistema educativo numa perspetiva económica.
3. Bilinguismo, Multilinguismo, Plurilinguismo e impacto social;
3.1. Ecologia das línguas;
3.2. Língua e identidade;
3.3. Diversidade linguística e estatuto das línguas no espaço público;
3.4. Direitos linguísticos e direitos humanos.
4. A questão da difusão externa da língua:
4.1. Língua e poder nas Organizações Internacionais.
4.2. Dimensão económica das línguas globais;
4.2.1. Glotofagia, imperialismo linguístico e línguas em contacto;
4.2.2. Imagem e atratividade das línguas globais.
4.3. Dimensão geopolítica dos países que se reclamam do espaço pluricontinental da língua portuguesa;
4.4. Português Língua Estrangeira e o Português Língua de Herança como polos centrais de intervenção do Camões, IP.
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E-learning
A avaliação faz-se através da participação adequada nos fóruns e/ou com trabalhos (grupo ou individuais). Critérios de avaliação: rigor científico e domínio dos conceitos; clareza da comunicação, capacidade de síntese e relevância dos conteúdos.
UC opcional