O seminário visa conferir um conjunto de ferramentas conceptuais, éticas e operatórias para o desenvolvimento de pesquisas consistentes, relevantes e inovadores. Em particular, orientar-se-á os estudantes na elaboração e apresentação de um plano de tese em Estudos Globais, providenciando recursos para desenvolver as várias etapas e dimensões da pesquisa.
Ciência
Métodos
Estudos Globais
Investigação
Pretende-se que todos os estudantes desenvolvam:
(1) Um conhecimento geral das ciências sociais, enquanto espaço vivo, criativo e diverso, mas com instituições e princípios metodológicos e éticos comuns.
(2) Uma noção crítica das abordagens transdisciplinares e comparativas de referência nos Estudos Globais, incluindo contributos das ciências sociais e humanas, da educação e do ambiente.
(3) Uma reflexão acerca das virtualidades e desafios metodológicos dos Estudos Globais, a partir do contacto com pesquisas atuais.
(4) Um projeto de investigação doutoral consistente, de acordo com os princípios científicos.
1. As Ciências Sociais hoje
1.1 Princípios metodológicos e éticos
1.2 Diversidade disciplinar, teórica e metodológica
1.3 A crítica da modernidade: as fronteiras disciplinares e nacionais em questão
2. Abordagens de investigação dos Estudos Globais
2.1 Espaços, identidades, comunidades: abordagens pós-coloniais
2.2 A interdisciplinaridade e o percurso para a transdisciplinaridade
2.3 Ciência, arte e intervenção
2.4 As metodologias comparativas
3. Linhas de investigação emergentes: virtualidades e desafios
3.1 Biografias e globalização
3.2 Etnografias multi-situadas
3.3 Estatísticas comparadas
4. O Desenho – Uma pesquisa global
4.1 Definição do tema, do objeto e dos objetivos do estudo
4.2 A revisão da literatura e o quadro teórico
4.3 Métodos e técnicas de investigação
4.4 Princípios éticos e a relação com os sujeitos da investigação
4.5 Apresentação de resultados
BECK, U. (2008). Momento cosmopolita da sociedade de risco, Com Ciência, 104.
BHAMBRA, G. K. (2014). As possibilidades quanto à sociologia global: uma perspetiva pós-colonial, Sociedade e Estado, 29.1, 131-151.
BRYMAN, A. (2012). Social Research Methods, Oxford UP.
DENZIN, N. K., e LINCOLN, Y. S. (eds.) (2018). Handbook of Qualitative Research, SAGE.
GUPTA, A., e FERGUSON, J. (eds.) (1997). Culture, power, place: Explorations in critical anthropology, Duke UP.
LEAVY, P. (2016). Essentials of Transdisciplinary Research: Using problem-centred methodologies, Routledge.
SANTOS, B. de S. (1989). Introdução a uma ciência pós-moderna, Afrontamento.
SASSEN, S. (2004). “The global city: Introducing a concept”, Brown Journal of World Affairs, 11.2, 27-43.
SILVA, A. S. e PINTO, J. M. (orgs.) (1986). Metodologia das Ciências Sociais, Afrontamento.
E-learning
A avaliação é baseada na qualidade, relevância e consistência da participação na comunidade de aprendizagem criada, através da plataforma (50%), bem como na qualidade do plano de investigação, tendo em conta o relatório escrito (30%) e a apresentação oral realizada através de ferramentas de comunicação síncrona (20%).