O Mestrado em Estatística, Matemática e Computação da Universidade Aberta está desenhado para que a participação neste curso seja um processo ativo, onde a aprendizagem individual e colaborativa é planeada de modo interdependente, promovendo a aquisição de competências nas áreas da Estatística, da Matemática e da Computação.
Este curso orienta-se para a formação avançada e especializada e para o desenvolvimento de competências nos termos do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, e competências específicas, designadamente, o aprofundamento de conhecimentos dos domínios da álgebra, análise matemática, estatística, lógica, ou da análise numérica, em particular, nos seus aspetos computacionais, o que inclui demonstração automática de teoremas, tratamento avançado de dados estatísticos, modelação matemática.
Em termos específicos podem definir-se os seguintes objetivos:
Em termos de articulação vertical, o curso possibilita o acesso ao Doutoramento em Matemática Aplicada e Modelação.
Coordenador:
Vice-coordenador:
Podem candidatar-se ao Mestrado em Estatística, Matemática e Computação:
- Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, em matemática, estatística, engenharia, informática, economia, ou áreas afins, ou ainda em domínios que, pela sua natureza, tenham uma forte componente na área científica predominante do mestrado;
- Titulares de um grau académico superior nas áreas descritas no ponto anterior obtido no estrangeiro que tenha sido conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
- Titulares de um grau académico superior nas áreas descritas no primeiro ponto obtido no estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional nas áreas descritas no primeiro ponto que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta como satisfazendo os objetivos e as capacidades necessárias para realização deste ciclo de estudos.
Dado que o mestrado funciona exclusivamente no regime de ensino em e-learning, os candidatos devem ter acesso a um computador com ligação à Internet e conhecimentos de informática na ótica do utilizador. Os candidatos devem ter domínio académico da língua portuguesa e conhecimentos de inglês a nível da compreensão na leitura de textos académicos da área científica do curso.
O curso é lecionado em regime de ensino a distância, em classe virtual com recurso a uma plataforma de e-learning especializada e adotando o modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta.
Para os estudantes que ingressam na Universidade Aberta pela primeira vez, o início das atividades letivas é precedido por um módulo de ambientação online, com a duração de cerca de uma semana, com o objetivo de ambientar e familiarizar os estudantes com a plataforma de e-learning da Universidade Aberta.
Para mais informações aceder ao Formulário de Contacto
O Mestrado em Estatística, Matemática e Computação estrutura-se em três ramos:
Independentemente do ramo escolhido, o curso é composto por duas componentes. Uma primeira componente, curricular, correspondente ao diploma de estudos pós-graduados em Estatística, Matemática e Computação e uma segunda componente, conducente ao grau de mestre, de preparação, realização e defesa de uma dissertação. Cada componente tem a duração de dois semestres letivos e corresponde a 60 ECTS.
Em alternativa ao regime de estudo a tempo integral, o curso pode ser frequentado em tempo parcial. As unidades curriculares da parte curricular são ainda oferecidas para frequência na modalidade de Unidades Curriculares Isoladas.