Transformação Digital em Vendas (LGVR)
Código: 21192
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Management
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

 A unidade curricular centra-se em três pilares - tecnologias e ferramentas, estratégia e inovação e transformação das organizações e dos negócios, permitindo aos estudantes adquirirem conhecimentos associados a estratégias de inovação organizacional e à aplicação das tecnologias digitais, na gestão dos processos associados à Transformação Digital - TD. Os estudantes adquirem conhecimentos que conduzem a aptidões para definirem estratégias, liderarem, criarem e analisarem planos operacionais, bem como implementarem e acompanharem projetos de TD centrados na criação de valor e nos resultados ao nível da eficiência, da eficácia e da economia. O desenvolvimento do conhecimento dos transformadores digitais está relacionado com as competências associadas com a gestão e com as tecnologias, nomeadamente as que se prendem com as estratégias para negócio digital, liderança e inovação, economia e mercados digitais, tecnologias e sistemas de informação aceleradoras da TD.

 Tecnologia

Estratégia

Inovação

 

• Contribuir para a estratégia digital da organização e criar oportunidades para novos modelos de negócio.

• Aplicação do saber a problemas e projetos reais.

• Perceber de que forma a tecnologia e a transformação digital alavancam a inovação, e potenciam melhores práticas de gestão melhores performances dos processos e dos resultados.

 

Implementação e manutenção de um sistema de e-commerce.

O processo de estabelecimento de um sistema de e-commerce.

Avaliação do potencial digital de uma empresa.

Pesquisa de mercado.

Seleção de uma plataforma de e-commerce.

Elaboração do processo de atendimento do pedido e da forma de pagamento.

Desenvolvimento de um mapa de e-commerce.

 

Sutherland, Jeff (2016). Scrum - A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho em Metade do Tempo. Lua de Papel

 

Watts, Geoff (2018). Scrum Mastery: From Good to Great Servant-Leadership. Inspect & Adapt Ltd

 

Laudon, K., Traver, C. (2020), E-Commerce 2020-2021: Business.Technology.Society. Pearson Education Ltd

 

Pratas, J., Brito, P. (2019), Distribuição: Gestão de pontos de venda e de retalho, Actual Editora

 

Smith, P., Zook, Z. (2020), Marketing Communications: integrating online and offline, customer engagement and digital technologies, Kogan Page

 

 

 

E-learning.

 O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.