Trabalhos de Campo II
Código: 21119
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 78

A presente unidade curricular constitui a componente prática essencial para a aplicação, consolidação, e desenvolvimento dos conhecimentos teóricos adquiridos nas unidades curriculares das áreas das ciências da terra e da vida e de ciências e tecnologias do ambiente, ao longo do 1ª ano do Maior em Ciências do Ambiente e do 1º semestre do 2º ano.

  1. Actividades práticas
  2. Tecnologias do ambiente
  3. Novas ruralidades
  4. Instrumentos de gestão ambiental

• Desenvolver capacidades de trabalho em grupo.
• Trabalhar em equipas multidisciplinares em temas ligados às Ciências do Ambiente.
• Desenvolver uma atitude crítica e auto crítica.
• Comunicar de modo efectivo com indivíduos, grupos, comunidades.
• Desenvolver capacidades de auto-formação e de objectividade.

Esta unidade curricular, composta de 3 blocos de trabalho, funciona em regime de ensino e de aprendizagem misto, como descriminado em baixo:
I – Bloco de preparação: regime online, em ambiente de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas. A metodologia a adoptar segue o Modelo Pedagógico em vigor na UAb, para os cursos de 1º ciclo. O objectivo principal é fornecer os conhecimentos teóricos necessários à posterior realização de algumas das actividades práticas que se realizam em regime presencial (bloco II).
II – Bloco presencial: tem a duração de uma semana (5 dias). Cada uma das actividades práticas previstas será orientada por guião, onde constem objectivos, propostas de trabalhos e indicação de materiais de apoio, incluindo recursos multimédia. Este módulo decorre numa região de Portugal, seleccionada anualmente para o efeito. Nele se incluem actividades como realização de percursos biológicos/geológicos/geográficos/ecológicos, a visita a unidades de produção de produtos de certificação biológica, o contacto com autarquias e associações locais, a visita a unidades de turismo rural/ecológico, visita a organizações com certificação ambiental (e.g. ISSO 14001 ou EMAS), visitas a um sistema intermunicipal de gestão de resíduos, visita a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, entre outros.
III – Bloco pós-actividades de campo: decorre em regime online, em ambiente de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas. Neste bloco, os estudantes serão orientados pelo tutor com vista à elaboração de uma trabalho de projecto que será realizado a partir de um conjunto de temas propostos, anualmente, pelos docentes do curso. Cada estudante será orientado para este efeito por um docente a quem será atribuído um determinado número de estudantes.

O material de aprendizagem será disponibilizado online.

Outra situação: B-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.