Trabalhos de Campo II
Código: 21119
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 78

O cumprimento destes requisitos é essencial para reduzir o número de turmas presenciais e para tornar o processo de aproveitamento escolar mais eficiente.

Com estas medidas, pretende-se que os alunos consigam focar-se de forma mais objetiva na conclusão do curso, otimizando o seu desempenho e os seus resultados

  1. Condições para a frequência à UC de TC II:
    • Apenas poderão frequentar a UC de TC II os alunos que estejam em condições de terminar o curso no respectivo ano letivo, o que significa ter entre 5 a 8 UC em falta, no máximo.

 

  1. Situações Especiais:
    • Será considerada, com especial atenção, a situação dos alunos que ingressaram no curso em LCA no 2.º semestre, para garantir que as suas circunstâncias sejam analisadas de forma justa e adequada.

 

 

  1. Actividades práticas
  2. Tecnologias do ambiente
  3. Novas ruralidades
  4. Instrumentos de gestão ambiental

• Desenvolver capacidades de trabalho em grupo.
• Trabalhar em equipas multidisciplinares em temas ligados às Ciências do Ambiente.
• Desenvolver uma atitude crítica e auto crítica.
• Comunicar de modo efectivo com indivíduos, grupos, comunidades.
• Desenvolver capacidades de auto-formação e de objectividade.

Esta unidade curricular, composta de 3 blocos de trabalho, funciona em regime de ensino e de aprendizagem misto, como descriminado em baixo:
I – Bloco de preparação: regime online, em ambiente de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas. A metodologia a adoptar segue o Modelo Pedagógico em vigor na UAb, para os cursos de 1º ciclo. O objectivo principal é fornecer os conhecimentos teóricos necessários à posterior realização de algumas das actividades práticas que se realizam em regime presencial (bloco II).
II – Bloco presencial: tem a duração de uma semana (5 dias). Cada uma das actividades práticas previstas será orientada por guião, onde constem objectivos, propostas de trabalhos e indicação de materiais de apoio, incluindo recursos multimédia. Este módulo decorre numa região de Portugal, seleccionada anualmente para o efeito. Nele se incluem actividades como realização de percursos biológicos/geológicos/geográficos/ecológicos, a visita a unidades de produção de produtos de certificação biológica, o contacto com autarquias e associações locais, a visita a unidades de turismo rural/ecológico, visita a organizações com certificação ambiental (e.g. ISSO 14001 ou EMAS), visitas a um sistema intermunicipal de gestão de resíduos, visita a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, entre outros.
III – Bloco pós-actividades de campo: decorre em regime online, em ambiente de classe virtual, valorizando-se as formas de comunicação assíncronas. Neste bloco, os estudantes serão orientados pelo tutor com vista à elaboração de uma trabalho de projecto que será realizado a partir de um conjunto de temas propostos, anualmente, pelos docentes do curso. Cada estudante será orientado para este efeito por um docente a quem será atribuído um determinado número de estudantes.

O material de aprendizagem será disponibilizado online.

Outra situação: B-learning.

O regime de avaliação é o de avaliação contínua.