Final Paper on Language Didactics – Multilingualism and Education for Global Citizenship
Cod: 53028
Department: DH
ECTS: 20
Scientific area: Didactics of Languages
Total working hours: 156
Total contact time: 15

a) Produzir um ensaio de problematização sobre o estado da questão relativo à temática do projecto de tese,
enquadrado na área de especialidade escolhida pelo aluno e sustentado em revisão crítica da bibliografia
científica relevante e actualizada;
b) Fundamentar a proposta em a), de um plano de investigação original para a tese de doutoramento
especificando os problemas para a investigação, a sua conceptualização teórica inicial, a sua relevância para o
avanço do conhecimento teórico e / ou empírico revisto em a), apresentar a metodologia planeada para o
estudo e um cronograma de desenvolvimento do trabalho;
c) Redigir ao trabalho final conforme os cânones de escrita da disciplina;
d) Preparar a discussão pública do trabalho final.

Cada doutorando desenvolverá o seu projeto num plano individual de trabalho negociado com o orientador.
O doutorando desenvolverá uma pesquisa aprofundada da temática em estudo, pelo que os conteúdos
programáticos dependerão dos tópicos em investigação, e as perspectivas analíticas específicas e bibliografia
serão fornecidas no âmbito das sessões de orientação.

Bibliografia específica adequada à dissertação de cada estudante.
Dependent on the nature of each student’s dissertation project.
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Estrela, A. (2001), Investigação em Educação: Métodos e Técnicas. Lisboa: Educa.
Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed. Harlow: Pearson Education.
Lamas, E. (coord.) (2001). Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.
McNiff, J. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.

E-learning

O Trabalho Final será avaliado em provas públicas perante um júri, segundo o regulamento do curso.

Método de ensino
As metodologias de ensino assumem essencialmente uma natureza de supervisão, tutoria e organização e
gestão da análise e reflexão.
Os estudantes serão orientados por um docente do ciclo de estudos responsável pelo seu acompanhamento.
Estão previstas reuniões regulares entre o mestrando e o orientador até à entrega do trabalho; participação em palestras, conferências, colóquios e outras reuniões de carácter científico; utilização das bases de dados online e das bibliotecas; definição de um cronograma de trabalho e de um plano de investigação; definição de um calendário de entregas.