Esta unidade curricular, de vocação essencialmente teórica e de formação geral, pretende examinar os principais paradigmas teóricos que têm configurado a análise sociológica em articulação com o mundo contemporâneo, visando preparar os/as estudantes para a fundamentação teórica da investigação empírica.
Pensamento sociológico
Teoria
Paradigma
Capacidade para conhecer as principais perspectivas teóricas que têm configurado a análise sociológica contemporânea.
- Capacidade para articular as diferentes abordagens teóricas com os novos paradigmas sociais da modernidade e da modernidade tardia.
- Capacidade para compreender e avaliar comparativamente as escolas de pensamento sociológico no seu potencial em explicar a realidade social.
11. Conteúdos programáticos.
1. Renascimento sociológico: As teorias sociológicas entre as guerras mundiais
1.1. O desenvolvimento da sociologia nos Estados Unidos: As Escolas de Chicago, Columbia e Harvard
1.2. O interaccionismo simbólico
1.3. O marxismo hegeliano
1.4. A Escola de Frankfurt e a teoria crítica
2. A idade de ouro: As teorias sociológicas do pós II Guerra Mundial aos anos 70
2.1. Estrutural-funcionalismo
2.2. Teoria do conflito e neofuncionalismo
2.3. Reorganização do interaccionismo: A perspectiva dramatúrgica e a etnometodologia
2.4. Sociologia do conhecimento
2.5. Os estudos culturais
2.6. Teorias da construção social: Bourdieu, Berger e Luckman
3. A crise do paradigma: sobrevivência e novidade das teorias sociológicas a partir dos anos 80
3.1. A teoria social feminista
3.2. A teoria das escolhas racionais
3.3. Teorias da pós-modernidade
3.4. Sociologia histórica
3.5. Sociologia do tempo e do espaço
- Ritzer, George (1996) – Modern Sociological Theory, McGraw-Hill Companies Inc. Ransome, Paul (2010) – Social Theory for Beginners, University of Bristol, The Policy Press.
- Turner, Bryan S., ed. (1996) – Teoria Social, Miraflores, Difel (availabe on-line)
TURNER, B. ed. (1996), Teoria Social, Miraflores, Difel. (esgotado– disponibilizado na sala virtual
· CRUZ, M. B. (1995). Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos (antologia de textos), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
· FERREIRA, J. et al. (1995). Sociologia, Lisboa, McGraw-Hill.
· HARRINTON, A. (2005). Modern Sociological Theory an Introduction. Oxford: Oxford University Press.
· HERPIN, N. A Sociologia Americana, Escolas, Problemáticas e Práticas.Lisboa: Afrontamento.
· MOUZELIS, N. (2008). Modern and Postmodern Social Theorizing bridging the Divide.Cambridge: Cambridge University Press.
· SEIDMAN, S. and ALEXANDER, J. (2001). The New Social Theory Reader. London and NEW York: Routledge.
· STONES, R. (1998) . Key Sociological Thinkers. London: MACMILLAN PRESS LTD.
· vol. II, Petrópolis, Editora Vozes.
Seguindo o modelo pedagógico virtual para o 1º ciclo da Universidade Aberta, estimula-se nesta unidade curricular uma aprendizagem autónoma e com a flexibilidade inerente ao ensino a distância assíncrono. Neste sentido, cada subtema é acompanhado em cada tema por materiais de apoio ao estudo com um enquadramento da bibliografia obrigatória e por atividades formativas. A par disto, os fóruns assíncronos da unidade curricular estão em funcionamento permanente, sendo possível aos estudantes colocarem dúvidas e partilharem análises dos vários materiais a qualquer hora, sendo as suas mensagens regularmente lidas e respondidas pela equipa docente. De forma complementar, são realizadas sessões síncronas pontuais ao longo do semestre, o que possibilita o esclarecimento de dúvidas no momento e reforça a relação de proximidade entre os estudante e a equipa docente.
A avaliação segue uma de duas modalidades, avaliação contínua ou exame final, sendo a primeira incentivada.
A avaliação contínua consiste na resposta a dois e-fólios (A e B) ao longo do semestre, cada um cotado para 4 valores, e a um e-fólio global no fim do semestre, cotado para 12 valores.
Os e-fólios A e B são pequenos trabalhos escritos, feitos individualmente ou em grupo, que incentivam não só o estudo dos recursos obrigatórios da unidade curricular como a realização de pesquisa autónoma de informação pelos estudantes. Procura-se que estes trabalhos permitam concretizar em casos empíricos a reflexão teórica geral desenvolvida nos vários temas na unidade curricular, algo que é crucial no processo de aprendizagem. A avaliação destes e-fólios é, simultaneamente, somativa e formativa, sendo disponibilizado um comentário qualitativo a cada trabalho para além da nota quantitativa.
O exame final consiste na resposta a uma única prova, cotada para 20 valores e realizada no final do semestre.
Quer o e-fólio global, quer o exame são realizado na plataforma WISEflow.
Informação detalhada sobre o modelo de avaliação da Universidade Aberta pode ser encontrada em: https://portal.uab.pt/avaliacao/