A unidade curricular de Teoria Política pretende dar a conhecer algumas das principais teorias políticas contemporâneas e promover a utilização desse corpo teórico para apreciar alguns dos problemas com que são confrontadas as sociedades atuais.
No final da unidade curricular, as/os estudantes devem ser capazes de:
- Caracterizar as teorias políticas que marcam o pensamento político contemporâneo.
- Identificar os problemas contemporâneos que se colocam aos cientistas políticos.
- Relacionar as teorias políticas contemporâneas com os problemas identificados.
I - Theoretical Paradigms
• Utilitarianism
• Liberalism
• Libertarianism
• Communitarianism
• Republicanism
• Deliberative Democracy
II - Contemporary Issues
• Poverty
• Just War and Terrorism
• The crisis of democracy
Bibliografia Principal:
Rosas, João Cardoso (org.) (2023). Manual de Filosofia Política, 3.ª edição revista e aumentada. Coimbra: Edições Almedina.
Costa, Paulo Manuel (2015), "A Cidadania, o Universalismo e a Diferença", Revista Ciências Sociais Unisinos, Vol. 51, n.º 1, pp. 92-103, http://dx.doi.org/10.4013/csu.2015.51.1.10
Costa, Paulo Manuel (2015), "O interculturalismo político e a integração dos imigrantes: o caso português", Política & Sociedade, vol. 14, n.º 30, pp. 56-71, http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n30p56
Sousa, Lúcio, Costa, Paulo Manuel (2015), "Refugiado, imigrante ou pessoa…? O poder de nomear", Plataforma Barómetro Social, 3.ª Série, Setembro 2015, http://barometro.com.pt/archives/1830
Bibliografia Complementar (não obrigatória):
Bäckström, Bárbara; Costa, Paulo Manuel; Albuquerque, Rosana & Sousa, Lúcio (orgs.) (2016), Políticas de igualdade e inclusão: reflexões e contributos I, Lisboa: CEMRI/Universidade Aberta
Dryzek, John S., et al. (eds.) (2006), The Oxford Handbook of Political Science, Oxford: Oxford University Press.
Espada, João Carlos, e Rosas, João Cardoso (2004), Pensamento Político Contemporâneo: Uma Introdução, Lisboa: Bertrand Editora.
Rosas, João Cardoso e Ferreira, Rita (2014), Ideologias Políticas Contemporâneas, Coimbra: Almedina.
E-learning.
Continuous assessment is privileged: 2 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a final digital test, Global e-folio (e-folio G) at the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final exam (100%).