Teoria Geral de Serviço Social
Código: 41110
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Política Social
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A Unidade Curricular de Teoria Geral de Serviço Social tem como objectivo situar a emergência do Serviço Social com particular destaque para o processo de institucionalização da profissão em Portugal e considerar os debates em torno da natureza do Serviço Social.
Situamos a profissão no contexto sócio-histórico da reconceptualização e a sua científização em torno de paradigmas teóricos críticos e de práticas reflexivas, assumindo-se como profissão dos direitos humanos e da justiça social.
Concomitantemente consideramos as problemáticas em presença na contemporaneidade e o seu modus operandi assim como as questões de ética e de deontologia.

 

Serviço Social
Problema social
Intervenção social

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular que o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
•    Conhecer o processo de emergência e institucionalização do Serviço Social no quadro das Ciências Sociais;
•    Dominar os fundamentos teóricos e metodológicos, clássicos e contemporâneos, do Serviço Social;
•    Conhecer as dimensões e os domínios da prática profissional do Serviço Social;
•    Saber identificar e analisar fenómenos e situações sociais como objetos de intervenção social;
•    Conhecer os pressupostos éticos e políticos que norteiam a prática profissional do Serviço Social.



 

Nesta Unidade Curricular serão trabalhadas as seguintes temáticas :
•    Génese e institucionalização do Serviço Social no mundo e em Portugal.
•    Natureza e legitimação do Serviço Social: teses em presença e o Serviço Social, objeto, objetivos, princípios e valores.
•    Serviço Social uma profissão dos direitos humanos.
•    Matrizes e paradigmas teóricos em Serviço Social.
•    Dos métodos tradicionais ao método de intervenção:
o    Temas emergentes em Serviço Social (teorias criticas, diversidade cultural;
o    Práticas anti discriminatórias e opressivas, empowerment)
o    Ética aplicada ao Serviço Social.

 

Beckett, C. e Horner, N. (2015). Essential Theory for Social Work Practice. London: Sage
Carvalho, M.I. e  Pinto, Carla (2012).Serviço Social – Teorias e Práticas, Lisboa, Pactor
Deacon, L. e Macdonald, S. (2017). Social Work Theory and Practice. London: Learning Matters
Garcia, Tomás Fernandes e Carmen Alemán Bracho – coord (2006). Introducción al trabajo social, 4ª edição. Madrid: Alianza Editoria
Faleiros, V.P. (2011). O que Serviço Social quer dizer? Serviço Social e sociedade, nº 108, S.P., Out/dez.
Howe, David (1999), Dando sentido a la práctica. Una introducción a la teoria del Trabajo Social, Granada, Ed. Maristán
Healy, L. M.  (2008). Exploring the history of social work as a human rigths profession, International social work, nº 51, p. 735.
Payne, Malcolm (2002). Teoria do Trabalho Social Moderno, Coimbra, Quarteto.
Montano, Carlos (2007). Natureza do Serviço Social, S. P. Cortez editora. 17-92.
Núncio, Maria José (2010). Introdução ao Serviço Social. História, Teoria e Método, ISCSP.
Robertis, C. (2011). Metodologia de intervenção em trabajo social, Porto: Porto Editora.
Weber, P. (2011). Dinâmicas e Práticas do Trabalho Social.  Porto: Porto Editora.

Durante as aulas serão indicados vários autores, revistas, artigos, links  específicos à temática da Intervenção Psico-Social de leitura obrigatória.

 

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.