Temas de Cultura Literária
Código: 52055
Departamento: DH
ECTS: 8
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 32

Tendo como eixo central do programa o estudo de uma parte da obra de José Saramago, a unidade curricular Temas de Cultura Literária propõe uma reflexão sobre o modo como a experiência e a memória dos acontecimentos humanos são organizadas, principalmente, em forma narrativa. Através da revisão de alguns conceitos-chave dos atuais Estudos Narrativos, a leitura da obra de Saramago, em diálogo com outros autores da vasta biblioteca que atravessa os seus romances, permitirá analisar de que forma a literatura revisita e problematiza essas múltiplas narrativas que constroem o indivíduo e a coletividade que ele ou ela integra.
O curso objetiva dar a conhecer, estudar e valorizar tanto reflexões teóricas quanto textos literários escritos em português, com o fim de promover e aprofundar debates sobre a construção do romance e da personagem ficcional, sobre o seu diálogo com outros media e a sua relação com a História. Mais do que ler a Literatura Portuguesa contemporânea com o auxílio de conceitos com frequência formulados em outras línguas e para outras literaturas, propõe-se partir de textos ficcionais marcantes produzidos em Portugal, com o duplo propósito de aprofundar o seu estudo e repensar aqueles conceitos.

José Saramago
Estudos Narrativos
Intermedialidade
História e cultura

No final desta unidade curricular, espera-se que o(a) mestrando(a) adquira e desenvolva as seguintes competências, de caráter geral e específico:

- Capacidade crítica de analisar, interpretar e correlacionar diferentes textos ficcionais e abordagens narratológicas;

- Capacidade de relacionar conceitos fundamentais dos Estudos Narrativos com a leitura e interpretação da obra de José Saramago, estabelecendo diálogos com outros autores e contextos históricos e culturais;

-  Capacidade de expressar as suas ideias e propor reflexões de forma clara, estruturada e bem fundamentada;

- Capacidade de desenvolver uma investigação aprofundada, utilizando as ferramentas adquiridas ao longo da unidade curricular para elaborar trabalhos que apresentem uma abordagem crítica e inovadora sobre os temas estudados.
 

Tomando como ponto de partida a produção literária de José Saramago, quatro grandes tópicos nortearão a unidade curricular Temas de Cultura Literária:
    1.    Os Estudos Narrativos e a Literatura Portuguesa;
    2.    A construção da personagem literária;
    3.    Intermedialidade na Literatura Portuguesa contemporânea;
    4.    História e cultura na obra de José Saramago.

NOTA: Apresentam-se aqui apenas algumas obras de leitura obrigatória e/ou de referência. Para cada um dos módulos do programa será indicada bibliografia específica no decorrer da lecionação da unidade curricular.
BAL, Mieke, Introduction to the Theory of Narrative, 4. ed., Toronto, University of Toronto Press, 2014.
REIS, Carlos (org.), Dicionário de personagens da ficção portuguesa, Coimbra, Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, s.d.
REIS, Carlos, Dicionário de Estudos Narrativos, Coimbra, Almedina, 2018.
REIS, Carlos, GRÜNHAGEN, Sara, O essencial sobre José Saramago, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2023.
RYAN, Marie-Laure, Narrativa e estudos mediáticos. Trad. Daniela Côrtes Maduro, Santo Tirso, De Facto Editores, 2021.
SARAMAGO, José, A jangada de pedra, 18. ed., Porto, Porto Editora, 2015 [1986].
SARAMAGO, José, Discursos de Estocolmo, Lisboa, Fundação José Saramago, s.d [1998].
SARAMAGO, José, Ensaio sobre a cegueira, 27. ed., Porto, Porto Editora, 2022 [1995].
SARAMAGO, José, Levantado do chão, 21. ed., Porto, Porto Editora, 2014 [1980].
SARAMAGO, José, O ano da morte de Ricardo Reis, 25. ed., Porto, Porto Editora, 2016 [1984].

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

É obrigatório o recurso a um computador com ligação de banda larga à Internet.