Temas de Cultura e Religião – Idade Média
Código: 31122
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular deverá proporcionar aos alunos a possibilidade de estudar, trabalhar e pensar sobre alguns dos temas e problemas que mais marcaram e definiram a Cultura e a Religião Medievais.
Nesse sentido, foram escolhidas quatro temáticas cujo estudo deverá permitir ao estudante a compreensão e interiorização de  algumas das grandes linhas estruturantes da mentalidade medieval e das categorias culturais com que o homem medieval tinha de enfrentar a sua vida, quer no dia-a-dia, quer em ambientes e situações mais específicas. A intromissão da esfera do religioso na esfera da cultura  e da política merece-nos uma abordagem abrangente e multifacetada, que pretende, no seu objetivo mais vasto, dar aos estudantes uma perspetiva sobre a realidade medieval neste âmbito concreto da Cultura e Religião.

Idade Média
Cultura e Religião

• Domínio dos conteúdos e matérias trabalhados na unidade curricular;
• Capacidade de análise, interpretação e síntese de dados, temas e problemáticas referentes aos temas de Cultura e Religião medievais abordados na unidade curricular;
• Capacidade de compreensão dos factos e dos processos históricos envolvidos nas temáticas estudadas e de relacionamento desses com questões mais abrangentes.

Tema 1. A Santidade no Ocidente Medieval: forma e evolução
Tema 2. A vivência da Morte na Idade Média
Tema 3. A Heresia na Idade Média
Tema 4. As mulheres: um sujeito em análise

ARIÈS, Philippe. Sobre a História da Morte no Ocidente desde a Idade Média. Lisboa: Teorema, 1989
GUREVITCH, Aaron, As Categorias da cultura Medieval, Lisboa: Caminho, 1989
LE GOFF, Jacques. (Org.) O Homem Medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1989
MITRE, Emílio, Sociedad y Herejía en el Ocidente Medieval: Madrid, ed. Zero, 1972
VAUCHEZ, André, A Espiritualidade da Idade Média Ocidental (séc. VIII-XIII), Lisboa: Estampa, 1995
 
Bibliografia de Apoio:
No decurso da unidade curricular serão disponibilizados sítios da internet e outra bibliografia complementar, totalmente digitalizada, em ambiente online.

Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio electrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspectiva do utilizador.