São objetivos desta unidade curricular:
• Proporcionar uma análise centrada em técnicas de gestão elaboradas no âmbito da gestão das tecnologias e da inovação tecnológica;
• Abordar os métodos e as técnicas da gestão da tecnologia no atual estado de desenvolvimento dos processos, produtos e serviços e da importância da inovação para as organizações;
• Promover uma abordagem integrada e interativa entre as mudanças nos mercados, nas tecnologias e nas organizações.
Gestão da Tecnologia
Gestão da Inovação
Inovação Tecnológica
Inovação Aberta
• Inovação, criatividade e tecnologia
• Gestão da inovação e transferência de tecnologia
• Inovação e a sociedade
• Inovação e estratégia empresarial
• Inovação e capital intelectual
• Inovação aberta
• Inovação Social
Bibliografia obrigatória:
• Negas, M., Carvalho, L. & Sousa, I. (2020). Inovação e Tecnologia – Uma visão multidisciplinar. Edições Sílabo, Lisboa
Bibliografia de apoio:
• Melissa Schilling (2022). Strategic Management of Tecnological Innovation, 7th Edition , McGraw Hill, Jan, (ISBN10: 126408093X / ISBN13: 978-1264080939)
• Tidd, Joe, & Bessant, J. (2011). Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change, 4rd Edition, John Wiley & Sons, July: ISBN 978EUDTE00010
Website Link relevante
• IAPMEI – Empreendedorismo - Manual do Empreendedor / Guia Prático do Empreendedor - https://www.iapmei.pt/PRODUTOS-E-SERVICOS/Empreendedorismo-Inovacao/Empreendedorismo-(1)/Guias-e-Manuais-de-Apoio.aspx
• The Innovation Barometer - https://oecd-opsi.org/innovations/the-innovation-barometer/
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Os textos base estão escritos em Português e Inglês, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares escritos nessa língua.