ECTS: 7
Área científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de horas trabalho: 210
Total de horas de contacto: 40
Esta unidade curricular tem por finalidade proporcionar aos alunos os conhecimentos substanciais acerca dos princípios, conceitos, modelos e tecnologias fundamentais de informação e comunicação de cariz empresarial, aquelas que suportam e facilitam o negócio e as atividades nas empresas e organizações em geral.
• Explicar a importância das TIC no seio das organizações dando especial ênfase àquelas de cariz empresarial; • Identificar e classificar os princípios, principais modelos e TIC a partir de uma perspetiva geral de arquitetura e funcionamento das organizações; • Identificar, analisar, categorizar e avaliar sistemas e tecnologia disponível para uso e exploração no seio nas organizações; • Analisar soluções tecnológicas concretas em uso nas organizações, identificando as suas principais características, funções, limitações e eventual potencial; • Projetar um pequeno sistema ou aplicação de informação e comunicação empresarial em contexto real de uso.
1) Os sistemas de informação e o desempenho organizacional 2) Conceitos e gestão de tecnologias de informação 3) Sistemas de informação de suporte ao negócio 4) Planeamento de sistemas de informação 5) Desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação.
Laudon, C.L., Laudon, J.P. (2013). " Management Information Systems - Managing the Digital Firm". 13th Edition, Pearson Education.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.