A Unidade Curricular (UC) "Tecnologia e Inovação" está estruturada para oferecer uma perspetiva abrangente e interdisciplinar ao estudante, concentrando-se em estratégias de gestão avançadas no contexto da Inovação Tecnológica. Esta UC tem como objetivo principal incutir uma atitude proativa e positiva aos estudantes em relação ao processo de fomento da inovação e criatividade nas organizações.
A UC está desenhada para dotar os estudantes com um entendimento aprofundado dos métodos e técnicas essenciais para implementar uma cultura de inovação. Isso é particularmente relevante no cenário atual de desenvolvimento de produtos e serviços, e na busca contínua pela excelência nas organizações, abrangendo setores de serviços, sociais e públicos.
Além disso, é destacada a importância crítica da Tecnologia e Inovação como impulsionadora chave da competitividade organizacional. Este aspeto torna-se ainda mais significativo diante do aumento da concorrência, impulsionado pela globalização dos mercados, avanços técnicos e tecnológicos, e as procuras de novas experiências cada vez mais complexas e variadas dos consumidores.
Gestão da Tecnologia
Gestão da Inovação
Inovação Tecnológica
Inovação Aberta
• Compreender as técnicas de gestão adaptadas à Inovação Tecnológica;
• Compreender as vantagens da criatividade nas organizações;
• Compreender os métodos e as técnicas de Gestão da Inovação aplicados ao desenvolvimento de produtos e de serviços;
• Adquirir as habilidades básicas necessárias para construir uma estratégia tecnológica para uma empresa;
• Compreender a tecnologia e a inovação como fatores determinantes para a competitividade, com particular ênfase no capital intelectual e
na inovação aberta.
• Inovação, criatividade e tecnologia
• Gestão da inovação e transferência de tecnologia
• Inovação e a sociedade
• Inovação e estratégia empresarial
• Inovação e capital intelectual
• Inovação aberta
• Inovação Socia
Obrigatória:
1. Negas, M., Carvalho, L. & Sousa, I. (2020). Inovação e Tecnologia – Uma visão multidisciplinar. Edições Sílabo, Lisbo
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Os textos base estão escritos em Português e Inglês, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares escritos nessa língua.