Tecnologia de Conserv. dos Alimentos e Emb. de Produtos Alimentares
Código: 22038
Departamento: DCET
ECTS: 7.5
Área científica: Ciência e Tecnologia Alimentar
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 35

A presente unidade curricular pretende analisar os procedimentos e as operações unitárias, tal como são utilizados na indústria alimentar para conservar e transformar as matérias primas em alimentos, considerando a especificidade destas indústrias e as metodologias para assegurar a qualidade e inocuidade dos alimentos. Complementarmente, a “embalagem”, nas suas mais diversas formas, é inevitável e indispensável nos mercados e na vida moderna. Ela está presente em praticamente todos os produtos, qualquer que seja o seu grau de frescura, o seu mercado geográfico a dimensão desse mesmo mercado. A embalagem contribui e faz parte da "identidade do produto", não só porque é a ela que cabe revelar o produto ao consumidor, mas, sobretudo porque as características do produto dependem, das características e funcionalidades da embalagem.

Alimentos
Embalagens
Indústria alimentar
Tratamento de alimentos

Espera-se que o estudante ao concluir esta unidade curricular seja capaz de avaliar os procedimentos e das operações unitárias, tal como são utilizados na indústria alimentar ao nível da conservação e da transformação das matérias-primas em alimentos, considerando a especificidade destas indústrias e as metodologias para assegurar a qualidade e inocuidade dos alimentos, dando particular atenção às funcionalidades, aplicações e métodos de produção dos diferentes tipos de embalagem utilizados no setor agroalimentar.

1. Introdução
2. Métodos tradicionais
3. Processamento industrial: cinéticas de degradação térmica de reações físico-químicas e microbiológicas nos alimentos; transferência de calor; processos por aplicação de calor; branqueamento; pasteurização; esterilização; evaporação e destilação; extrusão; secagem e desidratação; cozimento e torrefação; fritura; processos por remoção de calor; separações por membrana; extração
4. Novas tecnologias de conservação de alimentos: processos térmicos; processos não térmicos
5. Embalagens: embalagens de vidro; embalagens metálicas; embalagens plásticas; embalagens com atmosfera modificada; embalagens assépticas; embalagens para fornos micro-ondas; embalagens-ativas
6. Noções de rotulagem
7. Visita ao laboratório

- Fellows, P.J., Food Processing Technology – Principles and Practice, CRC Press, 2000.
- Karel, M. and D.B. Lund, Physical Principles of Food Preservation, Marcel Dekker, 2003.
- Robertson, G., Food Packaging Theory and Practice, Marcell Dekker, 1995.
- Soroka, W., Fundamentals of Packaging Technology, IOPP, 1995.

Blended learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Sessão técnica