Os conteúdos desta unidade curricular permitem dar a conhecer aos alunos conceitos e bibliografia relevantes sobre o uso de tecnologias digitais no ensino das línguas. Os alunos terão ainda contacto prático com diferentes ferramentas digitais e terão a possibilidade de refletir criticamente sobre aplicações didáticas das mesmas. A análise e reflexão permitirão encontrar temas originais para abordar no trabalho de investigação final, possibilitando o desenvolvimento de competências de investigação na área.
Ensino-aprendizagem de línguas
Ferramentas digitais
Aplicações didáticas
1. Conhecer o enquadramento teórico e conceitos relacionados com as ferramentas digitais no ensino das línguas
2. Desenvolver competências no uso de ferramentas digitais para o ensino das línguas
3. Refletir criticamente sobre o uso da tecnologia digital no ensino das línguas
4. Desenvolver competências de investigação tanto na análise de dados sobre o uso de ferramentas tecnológicas no ensino como no desenvolvimento de novas ferramentas
Bax, S. (2003). CALL – past, present and future. System, Volume 31, Issue 1, 13-28.
Beatty, K. (2010). Teaching and Researching Computer-Assisted Language Learning. London and New York: Routledge. Washington D.C.: Georgetown University Press.
Beetham, H. and Rhona S. (eds) (2007). Rethinking Pedagogy for a Digital Age: Designing and Delivering E-learning. London and New York: Routledge
Blake, R. J. (2013). Brave New Digital Classroom: Technology and Foreign Language Learning.
Carrier, M., Damerow, R. M. and Bailey, K. M. (2017). Digital Language Learning and Teaching. London and New York: Routledge.
Chang, M.-M., & Hung, H.-T. (2019). Effects of Technology-Enhanced Language Learning on Second Language Acquisition: A Meta-Analysis. Educational Technology & Society, 22(4), 1–17.
Chun, D. M. (2019). Current and Future Directions in TELL. Educational Technology & Society, 22(2), 14-25.
Ji, H., Han, I., & Ko, Y. (2022). A systematic review of conversational AI in language education: focusing on the collaboration with human teachers. Journal of Research on Technology in Education, 55, 48 - 63. https://doi.org/10.1080/15391523.2022.2142873.
Miller, L., & Wu, J. G. (Eds.) (2021). Language Learning with Technology: Perspectives from Asia. Springer.
Pareja-Lora, A., Calle-Martínez, C., & Rodríguez-Arancón, P. (Eds.) (2016). New perspectives on teaching and working with languages in the digital era. Research-publishing.net.
O trabalho nesta Unidade Curricular baseia-se na metodologia e-learning descrita no Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, que pressupõe dois tipos de aprendizagem:
(A) individual - associada à leitura crítica e refletida da bibliografia relevante, à pesquisa e exploração de novos materiais e ferramentas digitais e à realização das atividades de aprendizagem propostas pelos docentes;
(B) colaborativa - concretizada através da participação ativa nas discussões nos fóruns de cada tópico, contribuindo, assim, para a construção coletiva do conhecimento.
A avaliação formativa será concretizada através do feedback fornecido pelos professores (e também pelos colegas) nos diversos fóruns.
A avaliação sumativa incluirá uma componente de avaliação contínua (participação regular e pertinente nos fóruns, com uma ponderação de 30% na nota final) e um trabalho escrito final (elaboração de um artigo científico que analise um aspeto do uso de ferramentais digitais no ensino ou, em alternativa, que proponha uma ferramenta inovadora ou um uso inovador de uma ferramenta digital aplicada ao ensino das línguas, com uma ponderação de 70%).
A língua do seminário e dos materiais usados será o inglês.