Esta unidade curricular tem como principal objectivo situar o estudo dos fenómenos urbanos numa perspetiva sociológica, visando a identificação dos processos de urbanização e de urbanidade ocorridos ao longo dos tempos. Pretende-se, sobretudo, fornecer uma visão alargada das principais perspectivas teóricas e debates que têm configurado os estudos sociológicos sobre a evolução da realidade urbana. Ao enquadrar, em particular, a análise das cidades no debate contemporâneo sobre a modernidade é sublinhada a relação multidimensional entre a experiência urbana e as novas dinâmicas sociais, económicas, políticas e culturais na era da globalização. Esta unidade curricular procura, ainda, fornecer aos estudantes múltiplas pistas de análise crítica sobre governação urbana e cidadania.
Urbanização
Urbanidade
Planeamento Urbano
Governação Urbana e Cidadania
1. Perspetivar a evolução dos fenómenos urbanos no quadro da análise sociológica.
2. Compreender as diferentes perspetivas e correntes teóricas que têm configurado os estudos urbanos na modernidade.
3. Identificar os principais padrões de urbanização e de urbanidade no mundo contemporâneo;
4. Refletir de forma crítica sobre as novas formas de governação e de planeamento urbanos na era da globalização.
I. Introdução. Sociologia Urbana e o seu âmbito disciplinar
1.1. A Sociologia Urbana como Cruzamento de Saberes
1.2. O Fenómeno Urbano no Século XXI. Novos Paradigmas de Análise Sociológica
II. As Origens e o Desenvolvimento das Cidades
2.1. As Origens das Cidades
2.2. As Cidades Medievais
2.3. O Capitalismo e a Cidade Industrial
III. Sociologia Urbana. Perspectivas Teóricas
3.1. Sociologia Urbana. Tradições Clássicas
3.2. Sociologia Urbana Contemporânea
IV. Metrópoles e Processos de Urbanização no Mundo Contemporâneo
4.1. Processos de Urbanização no século XXI
4.2. Metrópoles e Reconfigurações Espaciais e Sociais
4.3. Portugal. Território e Urbanidade
V. Cidades, Sociedade e Cultura
5.1. Organização social e espacial. Novas Configurações
5.2. Culturas Urbanas e Modernidade
5.3. Espaços Públicos e Urbanidade
VI. Governação Urbana e Globalização
6.1. Cidades e Cidadania
6.2. Globalização, Território e Cidadania
6.3. Movimentos Sociais Urbanos
6.4. Políticas Urbanas e Planeamento Urbano
Textos selecionados da bibliografia obrigatória:
Horta, Ana Paula Beja (coord.), 2011, Sociologia Urbana. Lisboa: Universidade Aberta (2ª edição).
Harvey, David, 2014, Cidades Rebeldes. Do Direito à Cidade à Revolução Urbana. São Paulo: Martins Fontes.
Wood, Phil, Charles Landry, 2008, The Intercultural City. Planning for Diversity Advantage, London: Earthscan.
Disponibilização online na turma virtual de bibliografia adicional e de webografia.
A unidade curricular é leccionada em regime de e-learning, adoptando metodologias de ensino-aprendizagem alinhadas com o modelo pedagógico da Universidade Aberta para o ensino a distância. O processo de aprendizagem é estruturado através de:
1. Materiais de estudo diversificados: disponibilização de textos teóricos fundamentais, estudos de caso, documentários e outros recursos multimédia que apoiam a compreensão dos conteúdos programáticos.
2. Aprendizagem autónoma orientada: roteiros de aprendizagem para cada módulo, com objectivos específicos, actividades sugeridas e questões orientadoras da reflexão.
3. Actividades formativas interactivas: fóruns de discussão temáticos, onde os estudantes debatem conceitos e problemas concretos, desenvolvendo a capacidade de argumentação e análise crítica.
4. Acompanhamento tutorial: sessões síncronas e assíncronas de esclarecimento de dúvidas e orientação do processo de aprendizagem, proporcionando feedback contínuo.
5. Trabalho colaborativo: actividades que estimulam a partilha de perspectivas e a construção colectiva de conhecimento sobre os conteúdos programáticos.
6. Análise de casos concretos: estudo de exemplos reais que ilustram as teorias e permitem desenvolver a capacidade de aplicação dos conhecimentos a situações concretas.
7. Desenvolvimento de competências de escrita académica: elaboração progressiva dos e-fólios, com orientação para a pesquisa, selecção de informação, argumentação e reflexão crítica.
Esta abordagem metodológica privilegia a autonomia do estudante, incentivando simultaneamente a interacção e a partilha de conhecimentos, e promovendo o desenvolvimento das competências de análise crítica e reflexão sobre problemas sociais complexos, numa perspectiva multidisciplinar e contextualizada.
A avaliação desta unidade curricular contempla duas modalidades, sendo a avaliação contínua o regime preferencial:
1. Regime de avaliação contínua: Este regime compreende duas componentes complementares:
• E-fólios (40% da classificação final): Realização de 2 trabalhos escritos em formato digital (e-fólios), submetidos ao longo do semestre, na plataforma Moodle, que incidem sobre os conteúdos programáticos abordados até ao momento da sua realização.
o E-fólio A (20%): Focado nas temáticas 1, 2 e 3.1 do programa, solicitando uma reflexão crítica sobre o âmbito disciplinar da Sociologia Urbana, as origens e o desenvolvimento das cidades e as perspectivas teóricas clássicas deste campo de estudo.
o E-fólio B (20%): Centrado na temáticas 4 do programa, requerendo uma análise crítica dos processos de urbanização contemporâneos, com recurso a exemplos concretos.
• E-fólio global (60% da classificação final): Prova escrita em formato digital realizada no final do semestre, na plataforma WISEflow, abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos, com particular ênfase nas temática 5.
A aprovação na unidade curricular no regime de avaliação contínua requer que o/a estudante obtenha um mínimo de 3,5 valores no conjunto dos E-fólios e um mínimo de 5,5 valores no E-fólio global.
2. Regime de avaliação final: Os estudantes podem optar por um único momento de avaliação, realizando uma prova de Avaliação Final (exame), realizada na plataforma WISEflow, com peso de 100% na classificação final. Esta prova abrange todos os conteúdos programáticos e inclui:
• Questões de resposta curta sobre conceitos fundamentais;
• Questões de desenvolvimento que requerem análise crítica;
• Questões de escolha múltipla.
A aprovação neste regime requer uma classificação mínima de 9,5 valores (escala de 0-20).
Os critérios de avaliação em ambos os regimes valorizam:
• Rigor conceptual e adequação teórica;
• Capacidade de análise crítica;
• Argumentação fundamentada, onde fique clara a mobilização dos conteúdos solicitados;
• Reflexão sobre exemplos concretos;
• Qualidade da expressão escrita.
Informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb: https://portal.uab.pt/avaliacao/
Os estudantes devem possuir o acesso a um computador com ligação à internet, bem como competências no uso da internet e da plataforma Moodle. É, igualmente, necessário que os estudantes possuam conhecimentos da língua inglesa.