A unidade curricular tem como objetivo fornecer aos/às estudantes ferramentas teóricas e analíticas para compreender os fenómenos da comunicação e da informação na contemporaneidade, numa perspetiva sociológica crítica. Pretende-se que os/as estudantes desenvolvam a capacidade de analisar as mediações sociais e tecnológicas que estruturam os processos comunicacionais, reconhecendo o papel dos media na construção simbólica da realidade e na produção de desigualdades. Espera-se também que adquiram competências para interpretar criticamente os desafios éticos, políticos e tecnossociais colocados pela era digital, nomeadamente em torno da cidadania, da privacidade e da participação.
Comunicação
Informação
Rede
Conhecimento
Desenvolver um olhar sociológico crítico sobre a informação, a comunicação e o conhecimento nas sociedades contemporâneas.
Conhecer e mobilizar as principais teorias sociológicas da comunicação e da informação, articulando abordagens clássicas e contemporâneas.
Analisar os processos de mediação social e tecnológica, reconhecendo o papel dos media na construção simbólica da realidade e na reprodução de desigualdades.
Interpretar criticamente as dinâmicas da era digital, incluindo fenómenos como fake news, vigilância, privacidade, plataformas digitais e tecnopolítica.
Compreender as relações entre comunicação, ideologia e cidadania, valorizando a literacia mediática crítica e o combate à infoexclusão.
Aplicar conhecimentos teóricos em contextos locais e profissionais, desenvolvendo autonomia intelectual, pensamento crítico e competências transversais em ciências sociais.
1. Fundamentos sociológicos da comunicação e da informação
1.1 Abordagens clássicas e contemporâneas
1.2 Comunicação, poder e produção de sentidos
1.3 Da comunicação de massas à ecologia dos media e à sociedade em rede
2. Comunicação, media e construção da realidade
2.1 A produção social da informação e das notícias
2.2 Ideologia, enquadramento noticioso e agenda-setting
2.3 Ética jornalística, desinformação e fake news
2.4 Caso de estudo: produção e circulação da informação em temas de ambiente e saúde
3. Infoexclusão, literacia crítica e cidadania digital
3.1 Desigualdades digitais, brechas de acesso e infoexclusão
3.2 Literacia mediática crítica
3.3 Educação para os media
3.4 Plataformas digitais e participação cívica
4. Desafios sociotécnicos e políticos na era digital
4.1 A sociedade em rede em Portugal
4.2 Vigilância digital, privacidade e capitalismo de dados
4.3 Plataformas digitais, propriedade e circulação da informação
4.4. Comunicação, tecnopolítica e alternativas digitais
Barreiros, José (2012). Democracia, Comunicação e Media. Lisboa: Mundos Sociais.
Barroso, P. (2021). Sociologia da Comunicação: Temas e Problemas Fundamentais para Compreender os Media nas Sociedades Actuais. Viseu: PV Editora. Recurso
BOURDIEU, Pierre, Sobre a Televisão, Oeiras, Celta, 1997
Cardoso, Gustavo et al. (2015). A Sociedade em Rede em Portugal: Uma Década de Transição. Lisboa: CIES-IUL.
Castells, M. (2009). A Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Han, B-C. (2018). A expulsão do outro: Sociedade, perceção e comunicação hoje. Relógio D’Água.
Santos, José de Almeida (2012). Media e Poder. Lisboa: Nova Vega.
Wolf, Mauro (1999). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.
Zuboff, S. (2019). The age of surveillance capitalism: The fight for a human future at the new frontier of power. Profile Books.
Nota: os textos fundamentais de trabalho serão disponibilizados na sala de aula virtual
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.