Sociolinguística Interacional
Código: 53009
Departamento: DH
ECTS: 15
Área científica: Linguística Portuguesa
Total de horas trabalho: 390
Total de horas de contacto: 60

O presente seminário apresenta como objeto de estudo as estratégias discursivas que os participantes desenvolvem em eventos comunicativos diversificados. Tendo por base o estudo dos usos linguísticos e dos rituais verbais presentes na multiplicidade dos discursos do quotidiano, esta perspetiva analítica estuda aspetos relativos ao modo como os interactantes organizam a interação conversacional: os dispositivos conversacionais específicos como o sistema da seleção da vez de elocução, as estratégias discursivas que denotam o envolvimento conversacional dos participantes no jogo verbal, os processos de construção do sentido, os fundamentos subjacentes ao estudo da interação comunicativa, o modo como se constrói o cálculo interpretativo do implícito conversacional, as posições interacionais geradoras de identidades discursivas específicas como as que dizem respeito às relações entre linguagem e sexo (“gender”) e linguagem e grupo socioprofissional dos interactantes.

Interação, envolvimento conversacional, pistas de contextualização

Este seminário visa:

(i) analisar dados linguísticos no âmbito do quadro teórico-metodológico da Sociolinguística Interacional;

(ii) compreender rituais conversacionais;

(iii)interpretar eventos comunicativos em diferentes situações;

(iv) explicar o processo interpretativo do implícito conversacional, tendo em conta os quadros interacionais;

(v) compreender as relações entre práticas discursivas e variáveis de género, idade e grupo socioprofissional.

 O desenvolvimento de competências metalinguísticas de análise das interações permitirá:

(i) analisar a gestão das trocas discursivas em interação e da construção da ordem interacional em contexto;

(ii) interpretar os fenómenos discursivos que denotam o “envolvimento conversacional”;

(iii) analisar as sequências discursivas e os valores ilocutórios nelas configurados;

(iv) verificar de que modo se constrói a coerência discursiva em contexto interacional.

1. Fundamentos da Sociolinguística Interacional (SI).

1.1. Análise das práticas discursivas em contexto de uso: questões teórico-metodológicas.

1.2. A SI e os modelos da Linguística do Uso.

1.3. Papel do conhecimento compartilhado no cálculo probabilístico do implícito conversacional.

1.4. Os eventos comunicativos.

2. O "envolvimento conversacional" e a coerência discursiva.

2.1. Fenómenos discursivos que denotam o "envolvimento conversacional" dos participantes no jogo verbal: repetições discursivas, hesitações, sobreposições da vez de elocução.

2.2. Noção de coerência discursiva.

2.3. Funcionamento das sequências de justificação em contexto.

3. Estratégias discursivas em quadros institucionais diversificados.

3.1. Noção de estratégia discursiva de Gumperz e de quadro interacional de Goffman.

3.2. Funcionamento do humor e construção de "identidades situadas".

3.3. Análise da ironia.

4. Análise de narrativas interativas orais em situação de comunicação: constituição e delimitação de corpora.

Almeida, Carla Aurélia de (2019). Discourse strategies of mitigation in an oral corpus of narratives of life experience collected in interviews. In Roulston, Kathryn (Ed.), Interactional Studies of Qualitative Research Interviews (pp. 239-268). Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins.

Almeida, Carla Aurélia de (2012). A Construção da Ordem Interaccional na Rádio: Contributos para uma análise linguística do discurso em interacções verbais. Porto: Afrontamento.

Gumperz, J. (1982). Discourse strategies. Cambridge: Cambridge University Press.

Gumperz, J. (1989). Engager la conversation: introduction à la sociolinguistique interactionnelle. Paris: Minuit.

Gumperz, J. (Ed.) (1996). Language and social identity. New York: Cambridge University Press.

Hayashi, M., Raymond, G., e Sidnell, J. (Eds.) (2013). Conversational repair and human understanding. Cambridge: Cambridge University Press.

Schiffrin, Deborah (2006). In other words. Variation in reference and narrative. Cambridge: Cambridge University Press.

Tannen, Deborah (2001). The relativity of linguistic strategies: rethinking power and solidarity in gender and dominance. In Wetherell, M., Taylor, S. e Yates, S. J. (Orgs.), Discourse Theory and Practice. A reader (pp. 150-166). London: Sage.

E-learning.

A avaliação inclui a realização de trabalhos e a participação regular e pertinente nos diversos fóruns ao longo do semestre.

Este seminário organiza-se na modalidade de classe virtual online, em regime de e-learning, com o recurso à plataforma Moodle, valorizando as formas de comunicação de natureza assíncrona. A metodologia adotada baseia-se no desenvolvimento de trabalho autónomo, na aprendizagem colaborativa em fórum de discussão e na elaboração de trabalhos escritos em cada atividade, estando de acordo com o Modelo Pedagógico da UAb.

A avaliação contínua incide sobre os trabalhos escritos e a participação em fórum e tem uma ponderação de 60%; a avaliação final toma por referência um trabalho individual de investigação e tem um peso de 40%. O estudante realiza cinco atividades: em cada uma, realiza um estudo independente de leitura da bibliografia, participa no fórum colaborativo moderado pela docente e escreve um trabalho escrito subordinado a linhas de análise. Na quinta atividade, apresenta um trabalho escrito aplicando os conteúdos analisados a um corpus linguístico específico.