Esta unidade curricular pretende analisar a sociedade e suas instituições a partir da categoria analítica e relacional de género. As relações sociais de género são compreendidas como uma construção cuja dimensão simbólica pode apresentar configurações culturais diversas. Desde os primórdios do movimento feminista até a análise estrutural e institucional das políticas económicas e de proteção ao meio ambiente, o género revela-se como uma categoria social de análise de imenso potencial transformador. Assim, esta unidade curricular propõe o estudo da diversidade cultural das construções sociais de género e as dinâmicas de poder que podem implicar em discriminações e desigualdades várias através da intersecção dos diversos eixos de pertença identitária (ex. idade, sexo, classe, etnicidade, condição física, orientação sexual). A partir da compreensão dos conceitos elementares e dos principais debates que compõe o estudo do género, que cada estudante possa questionar de forma crítica e responsável o seu entorno social em micro e macro escala, a partir de uma argumentação fundamentada.
Definição de conceito de género
Género, igualdade e diferença
Género e poder
No final desta unidade curricular o/a estudante deverá ser capaz de:
• Conhecer, numa perspetiva antropológica e sociológica a construção do conceito de género de modo a que possa contribuir para uma melhor fundamentação da compreensão do mundo contemporâneo.
• Refletir de forma critica e, numa perspetiva de intersecionalidade, no cruzamento de diversos eixos de poder, de diferenciação e de desigualdade.
• Desenvolver capacidade de reflexão crítica dos/as estudantes relativamente a temas de relevância cientifica e de cidadania.
1. Contributos teóricos para a elaboração de conceito de género:
1.1 autores/as pioneiros
1.2 releituras críticas
1.3 perspetivas contemporâneas
2. A noção de intersecionalidade de conceitos.
2.1 Género e eixos de pertença identitária
2.2 Género e poder(es)
3.Aplicabilidade de conceito de género:
3.1 Género, ambiente e desenvolvimento
3.2 Género, corpos e espaços
Bourdieu, P.1998. A dominação masculina, Oeiras Celta.
Couto,G.; Ana I. Crespo;Isabel, Cruz; Ferreira; Ana M; Joaquim, Teresa (org.).2008. Variações sobre Sexo e Género. Lisboa: Livros Horizonte
hooks, bell, Brah, Avtar, Sandoval, Chela & Anzaldúa, Gloria (Orgas.), 1984/2004), Otras inapropriables: feminismos desde las fronteras, Madrid, T de Sueños.
Mauss, M.1950. “As técnicas do corpo” in Sociologia e Antropologia,pp 365- 384
Mead, Margaret- 2007. Sexo e temperamento, S.Paulo, Editora Perpetiva
Scott, Joan W,1986.” Género uma categoria útil de análise histórica”in A.I. Crespo, A. M. Ferreira, A.G. Couto e T. Joaquim (orgs), Variações sobre Sexo e Género. Lisboa: Livros Horizonte, pp 49-77
- na sala de aula virtual será facultada bibliografia específica para cada tema.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.