Sistemas em Rede
Código: 21106
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Engenharia Informática
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Os computadores encontram-se cada vez mais interligados  de forma a satisfazer as necessidades crescentes de comunicação e de partilha de informação e recursos. As redes vieram alterar substancialmente o panorama existente na organização dos sistemas computacionais tornando-os mais distribuídos, rentáveis e poderosos. Esta cadeira aborda os problemas e soluções encontrados para ligar computadores de uma forma fiável, segura e simplificada. Um problema essencial é a heterogeneidade e a grande diversidade dos componentes a interligar de uma forma coerente. A Internet ilustra bem todos os problemas que se encontram e o grande potencial das soluções encontradas.

1. Redes de dados
2. Comunicação de dados
3. Modelo OSI

Conhecer a hierarquia dos vários subsistemas de redes de dados;
Aplicar técnicas e algoritmos de gestão de pacotes de dados nas várias camadas do modelo OSI;
Dominar os aspetos da comunicação de dados no modelo TCP/IP.

Introdução às redes de computadores.
Modelos de referência.
Níveis Físico e de Data Link
Nível de rede
Nível de transporte
Nível de aplicação

Tanenbaum, A. S., Wetherall, D.J. (2013).Computer Networks, Fifth Edition. Pearson International Editions, ISBN-10: 1292024224

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Pré-requisitos: não aplicável.

Apresentação pessoal do docente