Sistemas de Gestão de Bases de Dados
Código: 21103
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Engenharia Informática
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Os sistemas de gestão de bases de dados relacionais são da maior importância nos sistemas de informação. As problemáticas do armazenamento, optimização de consultas, sistema concorrenciais e modelação de “data warehousing” são desenvolvidos nesta unidade curricular.

Reconhecer o papel e a importância das bases de dados no contexto mais geral dos sistemas de informação;
Identificar as principais técnicas, metodologias e ferramentas de bases de dados, nomeadamente no armazenamento e consultas, gestão do sistema transacional e no desenvolvimento de ‘data warehouses’.
Aplicar técnicas de bases de dados para implementar soluções computacionais com vista a resolver problemas de média complexidade.

Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD)
Armazenamento e Consultas
Gestão do Sistema Transacional
“Data Warehousing” e “Information Retrieval”

Database System Concepts, Abraham Silberschatz, Henry Korth, S. Sudarshan, McGraw-Hill Science/Engineering/Math,  ISBN-10: 0073523321
 
Fundamentos de Bases de Dados, Feliz Gouveia, FCA – Editora de Informática, ISBN: 978-972-722-799-0

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Pré-requisitos:  UC 21053 Fundamentos de Base de Dados

Apresentação pessoal do docente