Sistemas Computacionais
Código: 21174
Departamento: DCET
ECTS: 4
Área científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de horas trabalho: 108
Total de horas de contacto: 18

Nesta unidade curricular serão feitos a identificação e caracterização dos vários paradigmas de sistemas computacionais, além da descrição como as camadas de sistemas computacionais articulam entre si. Será explicado como um programa ou protocolo pode ser expresso com máquina de estados, distinguir entre execução sequencial e paralela, e suas implicações a nível de performance, além de identificar e praticar os princípios de administração de sistemas.

No final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
Identificar e caracterizar os vários paradigmas de sistemas computacionais
Descrever como as camadas de sistemas computacionais articulam entre si
Explicar como um programa ou protocolo pode ser expresso como máquina de estados
Desenvolver descrições de máquinas de estados para problemas simples
Distinguir entre execução sequencial e paralela, e suas implicações a nível de performance
Identificar e praticar os princípios da administração de sistemas

Paradigmas Computacionais
Camadas de abstração e sistemas operativos
Estados e Máquinas de Estados
Paralelismo e Distribuição
Princípios de Administração de Sistemas.

David Patterson, John Hennessy. Computer Organization and Design, revised 4th edition, Morgan Kaufman, 2011.
Randal Bryant, David O'Hallaron. Computer Systems, Prentice Hall, 2011.
Aeleen Frisch. Essential System Administration. O’Reilly, 2002.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.