Seminário Temático Doutoral II. Média e Mediações Culturais
Código: 43011
Departamento: DCSG
ECTS: 10
Área científica: Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 40


O primeiro objetivo da unidade curricular é o da aquisição de conhecimentos teóricos e conceptuais visando a compreensão das culturas e a análise da cultura como crescentemente relacional, plural e consciente da sua historicidade, para tal a atenção aos pontos críticos do local, nomeadamente as paixões, conflitos e confrontos culturais, mas também o global (cosmopolitismo) como trama multissituada das redes e do deslocamentos dos atores do local para o transnacional (migrações, turismo, circulação de bens, redes sociais virtuais, telecomunicações). Para tal impõe-se uma metodologia de pesquisa que tenha em conta a atenção ao pormenor, ao mínimo – detalhe etnográfico, e ao global – poética e política da representações e dos entendimentos culturais. Assim torna-se necessário a recuperação dos métodos tradicionais da antropologia nos estudos dos local e de novos métodos da antropologia da hipermobilidade – antropologia multissituada, antropologia dos media, antropologia virtuais (digital) e o trabalho de campo em situações muito diversificadas.

Media
Mediações culturais
Antropologia visual e sonora
Antropologia Digital

Aquisição dos fundamentos teóricos e conceptuais necessários para a compreensão dos conteúdos programáticos da UC e dos conceitos de media mediação e mediação cultural.
Desenvolvimento competências interpretativas decorrentes da necessidade de repensar a adequação das metodologias de investigação antropológica a novos terrenos, contextos, práticas sociais e culturais (métodos participativos, metodologias visuais e sonoras, cultura visual e sonora, ambientes virtuais, etc.) e como esta prática configura uma etnografia móvel e multissituada.
Por em prática competências de análise crítica, de avaliação e de síntese, de ideias novas e complexas visando a resolução de problemas e investigação científica original: estudo de casos e conceção e desenvolvimento de projetos e ações.
Desenvolver competências de pesquisa, autoaprendizagem e de promoção de cultura e mediação científica: procura de recursos de formação, de investigação das dinâmicas sociais e culturais tecnologicamente mediadas.   

(Re)configurações da cultura na era tecnológica: experiência local (pontos críticos do local) e cosmopolitismo (detalhe multissituado das redes e atores transnacionais).
Metodologias específicas: antropologia visual e sonora, antropologia virtual, antropologia dos media, metodologias participativas.
Imagens, vozes e sonoridades das migrações.
Interculturalidade e mediação tecnológica - Convergência dos media, desenvolvimento da cibercultura e das culturas e sociedades (comunidades) tecnologicamente mediadas.
Imagens, cultura e desenvolvimento local – mudanças sociais e culturais, factores endógenos e exógenos (retorno de emigrantes, presença de imigrantes, turismo, media e economia global e a outras formas de “hipermobilidade”), inserção da Acão local em contextos globais, imaginários locais numa sociedade atual (sociedade de risco).
Cultura, tecnologia e mediação do conhecimento: reflexividade e instituições sociais reflexivas.

BALL S. & GILLIGAN C., (2010) Visualising Migration and Social Division, FQS, Vol 11, No 2
BARBERO, J. M. (1987) De los medios a las mediaciones, Barcelona: Gilli
BELTING, H. (2001) Pour une anthropologie des images, Paris: Galimard
BERGOLD, J & THOMAS S. (2012) Participatory Research Methods, FQS, Vol 13, No 1
DOMÍNGUEZ, D., BEAULIEU A, (2007) Virtual Ethnography, FQS Vol 8, No. 3
FISCHER, M. (2011) Futuros Antropológicos, Rio de Janeiro: Zahar
KNOBLAUCH, H, BAER, A. , (2008) Visual Methods, FQS, Vol 9, No 3
LAPLANTINE, F. (2007) Leçons de cinéma pour notre époque,  Téraédre
MACDOUGALL, D. (1998), Transcultural cinema, Princeton University Press
PIAULT, M-H. (2000), Antropologie et Cinéma, Paris: Nathan
PINK, S. (2006) The Future of Visual Anthropology, Oxon:Routledge
RIBEIRO, J. S. (2007) Métodos e técnicas de investigação em Antropologia, Lisboa: UAb
RIBEIRO, J. S. e BAIRON, S. (2007) Antropologia Visual e Hipermedia, Ed. Afrontamento
SANDERCOCK, Leonie, ATTILI, Giovanni (Eds.) (2010) Multimedia Explorations in Urban Policy and Planning, Springer.
SHOHAT, E. e STAM, R. (2002) Multiculturalismo, cine y medios de comunicación, Barcelona: Paidós

E-learning



A avaliação das aprendizagens será realizada com base na avaliação contínua das atividades individuais e em grupo. A avaliação final resulta da ponderação de vários elementos de avaliação: qualidade da participação em fóruns de debate; trabalhos individuais e em grupo (leituras críticas e ensaios) (50%); trabalho final individual (50%).