Seminário de Sociedade da Informação e do Conhecimento
Código: 23045
Departamento: DCET
ECTS: 5
Área científica: Sociedade da Informação e do Conhecimento
Total de horas trabalho: 130
Total de horas de contacto: 30

Esta unidade curricular visa proporcionar contacto com peritos nas diferentes áreas, conduzindo à reflexão acerca da complexidade dos serviços e das redes que se criam nos novos contextos de interação proporcionados pela web.

Sociedade da Informação e do Conhecimento
Web social
Serviços Digitais

Ao concluir esta unidade curricular o estudante deverá estar capaz de:
  • Identificar as problemáticas relacionadas com a gestão do conhecimento;
  • Discriminar os aspetos relacionados com os métodos, as técnicas e as plataformas que sustentam a perspetiva social da Web;
  • Detalhar os aspetos relacionados com as relações individuais e institucionais que se estabelecem, formal e informalmente, sobre a Web;
  • Discriminar os aspetos relacionados com a gestão do risco, exposição individual e privacidade na Web.

Esta unidade curricular desdobra-se em diferentes tópicos que abordam áreas relevantes e estado da arte na aplicação em situações concretas, organizados na forma de módulos curriculares de 2 créditos ETCS cada.
Listam-se alguns destes tópicos:
  • Tópicos Emergentes da Sociedade da Informação e do Conhecimento
  • Tópicos Emergentes dos Media e das Redes Sociais na Sociedade da Informação e do Conhecimento
  • Tópicos Emergentes em Serviços Digitais, Governo Eletrónico e Infoexclusão
  • Tópicos Emergentes da Cultura e Sociedade na Era da Informação e do Conhecimento
  • Tópicos Emergentes do Risco, Cibercrime e Privacidade na Sociedade da Informação e do Conhecimento
  • Tópicos da Web e Ensino Aprendizagem
  • Tópicos de Web e a Sociedade em Rede
 

  • McAfee, A., (2009), Enterprise 2.0: New Collaborative Tools for Your Organization's Toughest Challenges, Harvard Business School Press.
  • Breslin, J.G. (2009), The Social Semantic Web, Springer, 2009;
  • Klososky, S. (2011), Enterprise Social Technology: Helping Organizations Harness the Power of Social Media, Social Networking, Social Relevance, Greenleaf Book Group Press;
  • Zagalo, N., Morgado, L., Boa-Ventura, A. (2011), Virtual Worlds and Metaverse Platforms: New Communication and Identity Paradigms, IGI Global;
  • Fuchs, C., Boersma, K., Albrechtslund, A., Sandoval, M. (eds.) (2011), Internet and Surveillance: The Challenges of Web 2.0 and Social Media., Routledge;
  • Karampelas, P. (ed.) (2012), Techniques and Tools for Designing an Online Social Network Platform., Springer;
Amichai-Hamburger, Y. (ed.) (2005), The Social Net: Understanding Human Behavior in Cyberspace., Oxford University Press.

A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo tendo em conta a qualidade dos trabalhos de síntese realizados no âmbito dos diferentes módulos; da discussão online, em turma virtual; e ainda do desenvolvimento individual de um artefacto que concretize o conhecimento adquirido no âmbito de dois a três módulos à escolha do estudante.
Ao longo do semestre, os estudantes serão integrados em grupos de investigação resultantes da participação nos módulos, participando na análise de problemas e desenvolvendo soluções e prototipagem com vista a encontrar resultados relevantes ou novos artefactos que concretizem o conhecimento no âmbito de cada módulo.

Em função da natureza mista da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem observa uma abordagem de aprendizagem  teórico-prática colaborativa online, em turma virtual, que se baseia na realização de trabalhos práticos individuais e em grupo, cujos resultados são apresentados tanto online como em sessão presencial, para assegurar a complementaridade recíproca entre a teoria e a prática.