Seminário de Investigação (DCTW)
Código: 23046
Departamento: DCET
ECTS: 5
Área científica: Métodos de Investigação
Total de horas trabalho: 135
Total de horas de contacto: 34

Visa-se desenvolver nos alunos saberes e competências para desenvolver trabalhos científicos. A partir da distinção entre conhecimento científico e não científico, apresenta-se a área da Ciência e Tecnologia Web e os processos de investigação. Os alunos familiarizam-se com os métodos habituais para investigação científica, capacitando-se para identificar pressupostos, virtudes e limitações de cada método, bem como complementaridades potenciais.

Ciência
Métodos de Investigação
Recolha e análise de dados
Redação científica

Ao concluir esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- Distinguir as características e natureza do conhecimento científico e tecnológico;
- Discriminar diversas abordagens e métodos de investigação e a sua aplicabilidade a tipos de problemas de investigação;
- Diferenciar as práticas de investigação em áreas relacionadas com a Ciência e Tecnologia Web, sob a perspetiva das tecnologias e sistemas de informação, da engenharia de software e das ciências da computação;
- Conceber e avaliar uma proposta de projeto de investigação.

1. Ciência e Epistemologia
2. Metodologias de investigação em Ciência e Tecnologia Web: teorias, modelos e práticas;
3. Métodos de recolha e análise de dados
4. Métodos sistemáticos de pesquisa de informação científica
5. Técnicas de elaboração de textos científicos
6. Técnicas e prática de elaboração, apresentação e defesa de projetos de investigação.
7. Ética, investigação e sociedade

  • Shneiderman, B. (2007). Web Science: A Provocative Invitation to Computer Science. Communications of the ACM, 50 (6), 25-27.
  • Hendler, J.; Shadbolt, N.; Hall, W.; Berners-Lee, T.; & Weitzner, D. (2008). Web Science: An Interdisciplinary Approach to Understanding the Web. Communications of the ACM, 51 (7), 60-69.
  • Berners-Lee, T.; Hall, W.; Hendler, J.A.; O’Hara, K.; Shadbolt, N.; & Weitzner, D.J. (2006). A Framework for Web Science. Foundations and Trends in Web Science, 1 (1), 1-130.
  • Creswell, J.W. (2008). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (3rd edition). Los Angeles, USA: Sage.
  • Olivier, M.S. (2009). Information Technology Research - A Practical Guide for Computer Science and Informatics, Third edition. Pretoria, South Africa: Van Schaik.
  • VV.AA. (1997). Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Philips, E. (2000). How to Get a PhD: A Handbook for Students and Their Supervisors. London, UK: Open University Press.

O processo de ensino-aprendizagem online na plataforma de e-learning observa uma abordagem de aprendizagem colaborativa. O computador pessoal do aluno é o seu espaço laboratorial individual, de experimentação e desenvolvimento das atividades propostas, e canal de comunicação e partilha em contexto da turma virtual. Baseia-se na análise crítica individual e em grupo de textos científicos, incluindo um exemplo de projeto de investigação fornecido pelos docentes, de onde resultará um trabalho de síntese individual. A aprendizagem abarcará ainda discussão e análise dos processos, metodologias e práticas de investigação em fórum online.