Os objetivos principais da unidade curricular visam fornecer conhecimentos teóricos e empíricos aprofundados e competências fundamentais para a análise, reflexão e aplicação no âmbito da comunicação intercultural. Assim, os conteúdos programáticos fornecem, num primeiro tópico, as ferramentas teórico-conceptuais necessárias para compreender as principais perspetivas e debates teóricos sobre a comunicação intercultural, num segundo momento serão tratadas as competências e modos de operacionalização de competências interculturais em relação com os diferentes contextos em que podem ser utilizadas e, num terceiro momento, serão examinados os modos de operacionalização e o papel da educação num projeto global de comunicação intercultural.
Competência intercultural
Comunicação intercultural
No final do seminário, o estudante deverá ser capaz de:
1. Analisar criticamente modelos de competência intercultural, documentos reguladores e bibliografia da especialidade de modo a gerir adequadamente estratégias de promoção, mediação e avaliação da competência de comunicação intercultural;
2. Desenvolver uma consciência profissional em relação a espaços de atuação locais e globais que favoreçam competências de comunicação intercultural;
3. Utilizar conhecimentos para desenvolver estratégias adequadas no âmbito da promoção da comunicação intercultural em contextos particulares diversificados.
1. Competência intercultural: conceitos e modelos.
2. Desenvolvimento, mediação e avaliação da Competência Intercultural em contextos
diferenciados.
3. Comunicação e diálogo intercultural. Aplicações e métodos.
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E-learning
Modelo pedagógico da UAb para o 3º ciclo
Competências básicas de leitura em francês e inglês são requeridas.