Seminário de Formação Avançada em Competências de Comunicação Intercultural
Código: 43001
Departamento: DCSG
ECTS: 10
Área científica: Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 40

Os objetivos principais da unidade curricular visam fornecer conhecimentos teóricos e empíricos aprofundados e competências fundamentais para a análise, reflexão e aplicação no âmbito da comunicação intercultural. Assim, os conteúdos programáticos fornecem, num primeiro tópico, as ferramentas teórico-conceptuais necessárias para compreender as principais perspetivas e debates teóricos sobre a comunicação intercultural, num segundo momento serão tratadas as competências e modos de operacionalização de competências interculturais em relação com os diferentes contextos em que podem ser utilizadas e, num terceiro momento, serão examinados os modos de operacionalização e o papel da educação num projeto global de comunicação intercultural.

Competência intercultural
Comunicação intercultural

No final do seminário, o estudante deverá ser capaz de:

1. Analisar criticamente modelos de competência intercultural, documentos reguladores e bibliografia da especialidade de modo a gerir adequadamente estratégias de promoção, mediação e avaliação da competência de comunicação intercultural;

2. Desenvolver uma consciência profissional em relação a espaços de atuação locais e globais que favoreçam competências de comunicação intercultural;

3. Utilizar conhecimentos para desenvolver estratégias adequadas no âmbito da promoção da comunicação intercultural em contextos particulares diversificados.

 

1. Competência intercultural: conceitos e modelos.

2. Desenvolvimento, mediação e avaliação da Competência Intercultural em contextos

diferenciados.

3. Comunicação e diálogo intercultural. Aplicações e métodos.

Bennett, M.J. (2013). Basic Concepts of Intercultural Communication. Paradigms, Principles & Practices. Boston: Intercultural Press.

Deardorff, D. (2009). The Sage Handbook of Intercultural Competence. Los Angeles/London/New Dehli/Singapore/Washington DC: Sage Publications

Keval, H. (2014). From ‘Multiculturalism’ to ‘Interculturalism’ – A commentary on the Impact of De- racing and De-classing the Debate. New Diversities, 16 (2), 125-139.

Meer, N. & Tariq, M. (2012). How does Interculturalism Contrast with Multiculturalism? Journal of Intercultural Studies, 33 (2), 175-196. http://dx.doi.org/10.1080/07256868.2011.618266

Ramos, N. (2001). Comunicação, Cultura e Interculturalidade: Para uma Comunicação Intercultural. Revista Portuguesa de Pedagogia. 35 (2), 155-178. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5839

Ramos, N. (2013). Interculturalidade(s) e Mobilidade(s) no espaço europeu: viver e comunicar entre culturas. Pina, H., Martins, F. & Ferreira, C. (eds), The Overarching Issues of the European Space/Grandes Problemáticas do Espaço Europeu. Porto: Faculdade Letras Universidade do Porto, 343-360. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12349.pdf

Ramos, N. (2023). Mobilities, Communication and Intercultural Education: Contemporary Global Challenges. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 30, n. 1, p. 391 - 411. http://hdl.handle.net/10400.2/15220

Sequeira, R. (2014). Online communication and intercultural competence in foreign language teaching and learning.

Palwekar, S., Hatice, S. & Qingxin J. (ed.), Multiculturalism: Dynamics and Challenges. New Deli: Authorspress, 289-303

Witte, A. & Harden, T. (eds), (2011). Intercultural Competence – concepts, challenges, evaluations. Oxford: Peter Lang.

 

 

 

E-learning

Modelo pedagógico da UAb para o 3º ciclo

Competências básicas de leitura em francês e inglês são requeridas.