Segurança e Higiene no Trabalho
Código: 21101
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Segurança e Higiene no Trabalho
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Esta unidade curricular engloba matérias de natureza pluridisciplinar que devem integrar os princípios de desenvolvimento empresarial, visando o aumento da qualidade de vida no trabalho pela redução dos acidentes e das doenças profissionais.
Na Parte I são abordados os princípios e conceitos fundamentais da segurança e higiene no trabalho, abordando-se ainda a legislação mais relevante.
Na Parte II apresentam-se as formas de organização e gestão dos serviços de prevenção de risco profissionais e uma metodologia para a avaliação de riscos profissionais em empresas ou instituições.
Na Parte III abordam-se temas diversos como: Equipamentos de Protecção Individual no Trabalho; Prevenção, Protecção e Luta contra Incêndios; Segurança com Máquinas, Ferramentas e Cargas.
Na Parte IV são também apresentados assuntos específicos como: Riscos físicos; Riscos químicos; Riscos Eléctricos; Riscos ergonómicos.

  1. Segurança no trabalho
  2. Saúde no trabalho
  3. Riscos no trabalho

Avaliar riscos profissionais;
Desenvolve propostas de medidas de prevenção e protecção para a eliminação ou minimização de riscos profissionais, visando o aumento da segurança e a diminuição das doenças profissionais.

Parte I   -  Introdução à Segurança e Higiene do Trabalho
               Conceitos Fundamentais sobre SHST
Parte II  - Organização da Prevenção de Riscos
Parte III - Segurança do Trabalho
Parte IV - Higiene do Trabalho

Materiais de Aprendizagem a disponibilizar na plataforma de e-learning no espaço da unidade curricular.
A. Sérgio Miguel, Segurança e Higiene no Trabalho, Universidade Aberta, 1998, ISBN: 978-972-674-511-2.
Cândido Dias Gaspar, Textos de apoio, Organização e Gestão da Prevenção, Ergonomia dos Locais e Postos de Trabalho, Ruídos nos Locais e Postos de Trabalho, Equipamentos de Protecção Individual, Iluminação dos Postos e Locais de Trabalho, Ed. IEFP/UAb, Lisboa, 2002.
Arlindo Moreira, Segurança e Saúde no Trabalho em Ambiente de Escritório, Lidel, 2010;
Gina Pereira Correia, Manuela Nunes Pereira, Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, CEF Cursos de Educação e Formação, Módulos 3/4, Porto Editora, 2009;
Jeremy Stranks, The A-Z of Health and Safety, Thorogood Publishing Ltd, 2006, ISBN 1 85418 387 7.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.