Responsabilidade Social no Retalho (LGVR)
Código: 41128
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Sociais e do Comportamento
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A UC propõem-se estudar a responsabilidade social das empresas no setor do retalho. Para o efeito inicia-se com conceitos básicos de ética empresarial, sobretudo no contexto da globalização, onde este setor se encontra imerso. No tema da responsabilidade social aborda-se o conceito geral, notando a sua amplitude, e dedica-se especial atenção à no setor do retalho, nomeadamente nas três grandes áreas tradicionais de análise: a ambiental, social e económica. A cadeia de fornecedores possui uma importância fulcral no setor, pois as empresas possuem uma responsabilidade junto do consumidor sobre o que vendem. Este tema direciona para a teoria dos stakeholders e para o reporte da responsabilidade social através dos relatórios específicos ou integrados. Estudar-se-á, comparativamente, relatórios de sustentabilidade de algumas empresas do setor. Ao longo da UC olhar-se-á de forma crítica para a RSE, procurando desconstruir alguns dados adquiridos.

1. Ética empresarial 

2. Stakeholders 

3. Responsabilidade social das empresas 

4. Divulgação da RSE

 

Discutir em que consiste a ética empresarial

Compreender a teoria dos stakeholders

Compreender a responsabilidade social das empresas e suas relações com a ética empresarial

Distinguir instrumentos de promoção da RSE

Analisar relatórios de sustentabilidade

Discutir e refletir sobre as principais críticas à RSE.

 

Introdução

Princípios de ética empresarial

2.1- Ética empresarial

2.2- Ética empresarial e globalização

2.3- Desafios da ética empresarial no setor do retalho

Responsabilidade Social das Empresas

3.1- Conceito

3.2- A RSE no setor do retalho

3.2.1- A dimensão ambiental

3.2.2- A dimensão social

3.2.3- A dimensão económica

3.2.4- A cadeia de fornecimentos

3.2.4.1- Comércio justo

3.2.4.2- Produtos sem crueldade animal

3.2.4.3- Produto amigos do ambiente

Stakeholders

4.1- A teoria dos stakeholders

4.2- A teoria da saliência

4.3- A matriz de materialidade

Relato e divulgação da RSE

5.1- Instrumentos e técnicas de avaliação de RSE

5.1.1- O GRI

5.1.2- O ESG

5.2- Os relatórios de sustentabilidade

5.3- Os ODS nos relatórios de sustentabilidade

5.4- Relato e divulgação no setor do retalho

Críticas à RSE

6.1- O greenwahing

6.2- O bluewashing

6.3- O risco de manipulação dos relatórios de sustentabilidade

Obrigatória:

Recursos bibliográficos disponibilizados na plataforma:

1. Almeida, F. (2007: 31-43; 57-89; 147-206) Responsabilidade Social das Empresas e Valores Humanos. Tese de doutoramento.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.