Esta unidade curricular propõe uma reflexão sobre o papel dos media na construção de um imaginário europeu capaz de manter as tradições nacionais e de as mostrar enquanto elementos de um espaço cultural variado e contraditório mas partilhável.
Serão analisadas e discutidas as diferentes formas como os media cobrem as questões europeias, tendo por base a comparação de diferentes leituras que um mesmo acontecimento proporciona, de acordo com as especificidades de cada meio – jornais, revistas, rádio, televisão, cinema e Internet – bem como as opções ideológicas e filiações políticas.
1. Media
2. Representações
3. Identidade
4. Sociedade
No final os estudantes deverão ser capazes de:
- analisar a natureza e relevância dos media no espaço europeu;
- analisar criticamente o papel dos media na sociedade contemporânea;
- compreender a relação entre as representações mediáticas e a sociedade;
- identificar diferentes fontes de notícias;
- elaborar um comentário ou ensaio sobre temáticas relacionadas com a representação mediática da Europa.
1. Definição de media, cultura, sociedade
2. Representações e discursos
2.1 A Europa áudio visual alargada: as várias faces da europeização
2.2 A nova ordem de informação europeia
2.3 A União Europeia e a imprensa
3. Identidades e topografias do dia a dia
3.1 A outra fronteira: o auxílio aos media pelas organizações internacionais
3.2 Identidades religiosas nos media europeus: uma perspetiva legal
3.3 Manutenção das tradições na diversidade mediática europeia
3.4 Novos media, Europa nova
4. Media, democracia e cultura europeia
4.1 Media: o ator desconhecido na integração europeia
4.2 Liberdade jornalística e o pluralismo mediático nas esferas públicas da Europa
4.3 O imaginário europeu: ficções mediáticas, democracia e identidades culturais
4.4 Media e a política de comunicação na Europa
4.5 O papel dos direitos da comunicação na democratização da União Europeia
•Baldi, Paolo, Hasebrink, Uwe (eds). Broadcasters and Citizens in Europe. Trends in Media Accountability and Viewer Participation. Bristol: Intellect Ltd, 2007.
•Cardoso, Gustavo. Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
•Charles, Alec. Media in the Enlarged Europe. Politics, Policy and Industry. Bristol: Intellect Ltd, 2009
•Georgion, M. Diaspora, Identity and the Media. Cresskill, NJ: Hampton Press, 2006.
•Martins, Ana Isabel. A Europa e os Media. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.
•Stevenson, N. Understanding Media Cultures (2nd ed). London: Sage, 2002.
•Triandafyllidon, Anna, Wodak, Ruth, Krzyzanowski (eds). The European Public Sphere and the Media: Europe in Crisis. London: Palgrave Macmillan, 2009.
E-Learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
Obrigatória.