Religiões Helenísticas
Código: 31106
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História – História Antiga
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular centra-se no estudo da grande vitalidade religiosa existente no mundo helenístico em resultado das transformações politicas, sociais, económicas e culturais que o marcaram, designadamente a partir do séc. IV a.C.
Entre os vários aspectos do estudo, destacam-se as perspectivas que acentuam a formação de uma koiné religiosa e a difusão crescente de deuses de características «universais» como marcas culturais deste período.

Religião
Cultura
Multiculturalismo

• Compreensão crítica do passado (período helenístico) através do estudo das suas manifestações culturais e religiosas;
• Capacidade de organização clara da expressão escrita.

1. Período Helenístico: época de refinamento, fusão e difusão cultural
2. O novo espírito religiosos do período Helenístico
3. A criação do culto real e os "novos" deuses Helenísticos

José Ribeiro FERREIRA, Civilizações Clássicas I. Grécia, Lisboa, Universidade Aberta, 1996.
Félix GUIRAND (dir.), História das Religiões I, Lisboa, Edições 70, 2006.
Georges HACQUARD, Dicionário de mitologia grega e romana, Porto, Edições Asa, 1996.
Pierre LÉVÊQUE, O mundo Helenístico, Lisboa, Edições 70, 1987.

Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio electrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspectiva do utilizador.
Esta unidade curricular é leccionada em língua portuguesa.