A dimensão relacional constitui uma vertente essencial do processo educativo. Partindo do amplo e complexo universo das relações interpessoais, na presente unidade curricular são exploradas diferentes faces da relação pedagógica, privilegiando três vertentes desta ecologia: os agentes, as suas intencionalidades e os ambientes socioculturais e educativos onde se constroem estas relações. A partir desta matriz, são destacados os seguintes temas: 1) relações dialógicas na ação educativa; 2) professores e suas geografias emocionais; 3) relação professores - alunos: a acão tutorial; 4) pais e parcerias da relação pedagógica; 5) conflito- elemento básico das relações interpessoais educativas. Estes temas aglutinam-se em torno da ideia de “culturas de convivência” em contextos educativos.
A unidade curricular estrutura-se numa lógica teórico-prática, procurando-se uma permanente articulação entre a reflexão teórica e a observação e reflexão em/sobre contextos educativos específicos.
relação educativa
pedagogia dialógica
professores
alunos
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
A frequência desta unidade curricular exige:
• Domínio do inglês ao nível da leitura;
• Conhecimentos de Internet ao nível do utilizador.