Relação Pedagógica
Cod: 12193
Department: DEED
ECTS: 7
Scientific area: Ciências da Educação
Total working hours: 182
Total contact time: 36

Competências gerais

·        Questionar a realidade educativa, a partir dos fundamentos e ações de uma Pedagogia da Relação.

·        Aplicar novos conhecimentos na resolução de problemas de relação pedagógica em contextos escolares e de formação.

·      Integrar-se e colaborar ativamente com os pares e organizações educativas na consecução dos objetivos orientados para a relacionalidade.

·        Pensar e agir segundo valores orientados para o seu pleno desenvolvimento dos alunos e formandos.

Competências específicas

·        Problematizar os papeis e os lugares da pedagogia da relação em contextos educativos.

·        Posicionar-se perante as caraterísticas e os papeis da autoridade na relação pedagógica.

·        Produzir análises fundamentadas e reflexivas sobre a autoridade de professores e alunos nas relações pedagógicas na era digital.

·        Problematizar as caraterísticas e os papeis da autoridade na relação pedagógica.

·        Propor linhas de ação orientadas para a construção da autoridade em contextos de diversos.

·        Produzir análises fundamentadas e reflexivas sobre a autoridade de professores e alunos nas relações pedagógicas da era digital

·   Analisar criticamente os papeis da ação tutorial e da mentoria na relação pedagógica e, em particular, nas aprendizagens dos alunos.

·        Posicionar-se sobre diferentes abordagens do conflito em contexto escolar.

·        Analisar casos práticos a partir das opções teóricas na interpretação dos fenómenos de resistência e participação na escola e propor vias de intervenção neste campo.

·        Selecionar estratégias de intervenção para a promoção de uma literacia da relação pedagógica.

1.Pedagogia da Relação: Origens e perspetivas

·        Princípios e significados da Pedagogia da Relação em contextos educativos

·        Pedagogia da Relação - Relação Pedagógica: génese e evolução

·        Pedagogia da Relação em contextos educativos de hoje

2. Autoridade e Relação Pedagógica

·        Relação pedagógica e autoridade

·        A autoridade como processo negociado

·        Construção da autoridade de professores e alunos em contextos educativos mediados e fluídos

3. Relação professores-estudantes: Da resistência à participação

·        Resistência e compromisso na ação pedagógica

·        Conflito

·        Apoio tutorial e mentoria

4. Para uma Literacia da Relação Pedagógica na era digital

·        Literacia da relação pedagógica

·        Formação de professores e formadores para uma literacia da relação pedagógica

·        Perspetivas de intervenção.

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No processo pedagógico, centrado no estudante, conjugam-se metodologias de aprendizagem flexível e autónoma com metodologias de aprendizagem colaborativa que se concretizam, entre outros, através de a) análise de fontes essenciais das temáticas a tratar e posterior discussão com o professor e demais colegas da turma, b) realização de pesquisas autónomas pelo estudante que asseguram o desenvolvimento de competências de pesquisa e o aprofundamento de  conhecimentos sobre as temáticas e problemáticas tratadas, c) trabalhos individuais e em grupo, sob a forma de resolução de problemas/dilemas pedagógicos. A interação é dominantemente assíncrona, podendo realizar-se sessões síncronas se e quando professor e estudantes considerarem oportunas. 

A unidade curricular decorre numa lógica sequencial, previamente calendarizada, sendo os trabalhos realizados, bem como as reflexões promovidas em cada um dos temas, partes centrais do portfólio individual da unidade curricular que cada um dos estudantes irá construir.

A organização e gestão do trabalho individual nas últimas semanas do calendário definido para a presente unidade curricular serão da responsabilidade individual dos estudantes

 As atividades de ensino-aprendizagem desta unidade curricular decorrem no campus virtual da Universidade Aberta, distribuindo-se em espaços e plataformas online múltiplos. Todas as informações e atividades relativas à unidade curricular serão disponibilizadas na sala de aula online. É privilegiada a comunicação assíncrona, com relevo para a leitura colaborativa, os fóruns de discussão, murais, podendo ocorrer sessões síncronas quando o professor e os estudantes considerarem necessárias. Tendo em conta a mutiliplicidade de tarefas a realizar no âmbito da UC - pesquisas,  elaboração de trabalhos e reflexões individuais, realização de trabalhos em grupo,  participação nas discussões gerais, aconselha-se que cada estudante programe semanalmente o seu trabalho.

A sala de aula online está organizada seis espaços distintos. No primeiro procura-se fazer a apresentação da unidade curricular. Neste espaço constam 3 Fóruns diferentes e o Contrato de Aprendizagem. Estes Fóruns têm objetivos diferentes. No Fórum de Notícias serão publicadas as informações que dizem respeito ao desenvolvimento do seminário. O Fórum do Contrato de Aprendizagem, tal como o nome indica, destina-se ao esclarecimento de questões relacionadas com o mesmo. Por último, o Fórum de Dúvidas & Questões Gerais que tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas relacionadas com o seminário. Os espaços 2, 3, 4 e 5, são os espaços das aprendizagens formais relativos a cada um dos temas tratados. O 6º, e último espaço, destina-se ao acompanhamento do trabalho final a elaborar no âmbito da UC.

No processo de avaliação coexistem duas modalidades interdependentes que culminam na avaliação de trabalhos, anotações e reflexões do portfolio digital individual:

1) avaliação contínua dos trabalhos individuais e em grupo e, ainda, das participações em discussões a promover em fóruns de discussão, tendo as 4 temáticas igual peso entre si.

2) avaliação final individual (no final da unidade curricular) focada na discussão do portfólio da unidade curricular, nomeadamente dos trabalhos realizados e da autorreflexão do percurso construído ao longo da UC.

 

Ao longo da Unidade Curricular serão disponibilizados os diferentes instrumentos de autoavaliação e heteroavaliação das aprendizagens.

A abertura desta UC opcional está sujeita à inscrição do número mínimo de 7 estudantes.