Objetivos de aprendizagem:
OA1:Analisar conceitos fundamentais de qualidade e avaliação em contextos de e-learning (eL)
- Analisar o conceito de qualidade em eL;
- Abordar o contexto histórico e a evolução das práticas de qualidade em e-learning;
- Discutir distintas abordagens sobre avaliação.
OA2: Identificar modelos e referenciais de qualidade em e-learning
- Explorar os principais modelos, normas e frameworks internacionais e nacionais de qualidade aplicados ao e-learning;
- Identificar critérios e indicadores de qualidade em eL;
- Analisar exemplos boas práticas;
OA3. Analisar processos, tendências e desafios da avaliação pedagógica em contextos de e-learning
- Caracterizar a cultura da avaliação para a aprendizagem e os seus conceitos fundamentais;
- Projetar estratégias, técnicas e instrumentos de apoio à avaliação digital;
- Delinear um plano de avaliação a desenvolver em contexto de eL;
- Monitorizar processos de avaliação para promover a melhoria contínua em eL.
TEMA 1:Conceitos fundamentais de qualidade e de avaliação em e-learning
TEMA 2:Modelos e referenciais de qualidade em e-learning
TEMA 3:Processos, tendências e desafios da avaliação pedagógica em e-learning
• Amante, L., & Oliveira, I. (2019). Modelo pedagógico virtual: Avaliação e feedback – Desafios atuais. Universidade Aberta.
http://hdl.handle.net/10400.2/8419
• Fonte, M., & Teixeira, A. (2018). A quality framework for open and distance higher education. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, 1(1). https://doi.org/10.34627/vol1iss1pp5-22
• Shraim, K. Y. (2020). Quality standards in online education: The ISO/IEC 40180 framework. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 15(19), 22–36. https://doi.org/10.3991/ijet.v15i19.15065
• Tumbo, D., & Morgado, L. (2023). Panorama da qualidade da educação a distância e eLearning em instituições de ensino superior em Moçambique: Primeiros resultados. In L. Morgado, J. Bidarra, J. Paz, J. Cravino, & A. Loureiro (Eds.), Passado, presente e futuro(s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES (pp. 127-134). LE@D, Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5
A metodologia de trabalho adotada requer uma participação ativa dos estudantes mobilizando-os para a realização de leituras e de pesquisas sobre os temas em análise, tendo em vista produzirem evidências sobre o desenvolvimento das competências visadas. A metodologia inscreve-se no modelo pedagógico da UAb que é centrado no estudante, no sentido de o envolver ativamente na construção do conhecimento. A interação é essencialmente assíncrona, mas fomentada continuamente, quer com os colegas quer com os docentes, através do uso dos fóruns que acompanham a abordagem dos diferentes temas da UC bem como a realização dos trabalhos propostos que conduzem à realização das aprendizagens. Os produtos finais destas atividades correspondem aos e-fólios, elementos de avaliação contínua previstos no modelo pedagógico da UAb para o 1º ciclo.
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação contínua
O regime de avaliação contínua contempla a realização de dois ou três E-fólios (trabalhos escritos) em formato digital submetidos na plataforma Moodle e de um E-fólio global (prova final) realizado no final do semestre na Plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%. A tipologia de prova do E-fólio global (e.g. multi, assign, lock) será comunicada aos estudantes no início do semestre no Plano da Unidade Curricular (PUC).
O e-fólio A baseia-se na realização de uma breve entrevista a um/a colega da UAb, mediante um guião fornecido pela professora. As respostas dadas à entrevista serão analisadas pelos alunos/as, com base nos referenciais teóricos disponibilizados no Tema 1 e 2.
O e-fólio B, abrange o Tema 3 e consistirá em projetar e fundamentar um breve plano de avaliação de aprendizagens a desenvolver num determinado contexto de e-learning, de acordo com as orientações dadas e bibliografia fornecida.
No feedback planeamos usar rubricas analíticas que permitam aos estudantes situar o seu desempenho dentro do quadro de critérios estabelecido.
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação por exame
O exame é realizado na plataforma WISEflow na modalidade flow assignment
Informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb: https://portal.uab.pt/avaliacao/