Psicologia Social da Vida Quotidiana
Código: 41054
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Psicologia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular prossegue o estudo em psicologia social, explorando novos conteúdos da área relacionados com o quotidiano dos indivíduos: género, solidão, comportamento em grupos e comportamento coletivo.

Psicologia Social
Género
Solidão
Comportamento social

Espera-se que no final desta uc os alunos sejam capazes de:
- Conhecer conceitos e teorias fundamentais em psicologia social.
- Compreender os principais conceitos e teorias e identificar as problemáticas na área do género.
- Compreender os principais conceitos e teorias e identificar as problemáticas na área da solidão.
-Compreender os principais conceitos e teorias e identificar as problemáticas na área do comportamento em grupos e coletivo.

I. Género
II. Solidão
III. Comportamento em grupos
IV. Comportamento coletivo

Burton, N. (2014). The perils and privileges of loneliness. Psychology today.

Miranda, J. (2014). Numa urbe genderizada. Vivências dos espaços. Revista Latino-Americana de Geografia e Género, vol.5, nº2, 163-174.

Neto, F. (2000). Psicologia Social. Lisboa: Universidade Aberta.

Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.