Psicologia Geral
Código: 41050
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Psicologia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Sinopse

 

 

A unidade curricular de Psicologia Geral introduz as bases científicas da Psicologia enquanto disciplina académica e área de intervenção aplicada. Ao longo do semestre, são abordados os principais conceitos, teorias e métodos que estruturam o estudo da mente e do comportamento humano. O programa contempla o percurso histórico da Psicologia, os seus métodos de investigação, bem como temáticas centrais que incluem a aprendizagem, a memória, a inteligência, a motivação, a emoção e a personalidade.

 

A unidade curricular promove a compreensão da complexidade dos processos psicológicos, da diversidade das perspetivas teóricas e metodológicas e da relevância prática destes conhecimentos para a análise do ser humano em diferentes contextos sociais e culturais. Favorece ainda o desenvolvimento de competências de análise crítica, reflexão autónoma e aplicação de conceitos psicológicos em situações concretas.

Teorias Psicológicas

Métodos Psicológicos

Temáticas da Psicologia

Processos Psicológicos

Espera-se que ao concluir esta unidade curricular, o/a estudante seja capaz de:

 

ü Compreender o que é a ciência psicologia

 

 Aprender os conceitos fundamentais em psicologia

 Dominar conhecimento fundamentado e atual sobre alguns dos temas mais centrais em psicologia

 Aplicar conceitos teóricos na análise de situações práticas do quotidiano e de problemáticas sociais.

1. Conteúdos programáticos.

1. Introdução à Psicologia Geral

1.1. Evolução histórica da Psicologia

1.2. Métodos psicológicos

1.3. Perspectivas de investigação psicológica

2. Aprendizagem

2.1. Introdução à Psicologia da Aprendizagem

2.2. Principais modelos teóricos no domínio da psicologia da Psicologia da Aprendizagem

2.3. Diferentes estilos de aprendizagem

3. Memória

3.1. Definição do conceito de Memória

3.2 Tipos e estágios do processo de memória

3.3 Falibilidade da memória

4. Inteligência e sua avaliação

4.1. Definição do conceito de inteligência

4.2. Principais modelos teóricos da psicologia sobre a inteligência

4.3. Avaliação da Inteligência

5. Motivação

5.1. Definição do conceito de motivação

5.2. Teorias motivacionais

5.3. Fatores que influenciam a motivação

6. Emoção: desenvolvimento e regulação

6.1. Definição do conceito de emoção

6.2. Percurso evolutivo das teorias da Emoção

6.3. Avaliação das emoções

7. Personalidade

7.1. Perspetiva histórica do conceito de personalidade

7.2. Principais teorias da personalidade

7.3. Avaliação da personalidade

Demont, E. (2015). A psicologia. História, métodos, experiências. Edições Texto & Grafia.

Gleitman, Reisberg, Fridlund & Silva (2014). Psicologia (10ª Ed.). Fundação Gulbenkian.

Lopes, M., Palma, P., & Lopes, A. (Coords) (2016). Fundamentos de Psicologia. Edições MGI. (Bibliografia complementar)

 

Machado, T. (2019). Psicologia Geral. Universidade Aberta. (Bibliografia complementar)

Pinto, A. C. (2001). Psicologia Geral. Universidade Aberta.

Myers, D. G. (2010). A História da Psicologia: Uma linha do tempo. in D. G. Myers. Psicologia (9 ed.). LTC

 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os/As estudantes devem consultar com regularidade a página da unidade curricular para se inteirarem de eventuais actualizações que possam vir a ser efectuadas.