Com esta unidade curricular pretende-se enquadrar o papel da Psicologia do Desenvolvimento Humano nas Ciências Sociais, recorrendo às principais teorias do desenvolvimento humano.
O estudo da Psicologia do Desenvolvimento Humano insere-se num contexto muito vasto nas ciências sociais – considerando-se a Psicologia do desenvolvimento um ramo muito importante e diferente de outros ramos da Psicologia e exige que à partida haja uma clarificação dos principais conceitos. No entanto, sabemos que não é possível traçar fronteiras entre as diversas Psicologias.
Assim, o trabalho de aprendizagem decorrerá a dois níveis diferenciados:
1) Conhecimento e aplicação de conceitos, modelos e perspetivas do património científico da psicologia do desenvolvimento que estruturem e enquadrem a futura ação de intervenção.
2) Desconstrução e posterior reconstrução de atitudes e de posicionamentos fundamentados face à natureza do ser humano e ao seu percurso de desenvolvimento.
Desenvolvimento psicológico
Ciclo de desenvolvimento
Modelos e teorias de desenvolvimento
Conceitos estruturantes
No final desta Unidade Curricular os estudantes devem ser capazes de:
• Identificar caraterísticas, necessidades e percursos de desenvolvimento no ciclo de vida
• Questionar situações e comportamentos dos ciclos de desenvolvimento
• Refletir com análise critica de modo fundamentado as problemáticas do desenvolvimento humano
• Planear ações de intervenção ajustadas que respondam a necessidades identificadas
• Desenvolver competências metacognitivas transversais ao perfil profissional: auto-organização; autoaprendizagem; comunicação científica; resolução de problemas mediadas por tecnologias digitais
Tema 1
1- Introdução à Psicologia do desenvolvimento: Teorias do desenvolvimento
1.1-Psicologia do Desenvolvimento: uma perspetiva histórica
1.1.1- A teoria psicanalítica de Sigmund Freud
1.1.2-A teoria da recapitulação de Anna Freud
1.1.3 - A Psicologia genética de Henri Wallon
1.2 – Teorias do desenvolvimento
1.2.1 -EriK Erickson.
1.2.2-Teoria de Vygotsky.
1.2.3 - A Teoria Bioecológica De Urie Bronfenbrenner
Tema 2
2- Infância
2.1-O desenvolvimento infantil: percetivo-motor e fisico; cognitivo; emocional e social
2.2-Teoria de Piaget
2.3- Vinculação
2.4-Teoria de Bowlby e Mary Ainsworth.
2.5- O processo de observação do desenvolvimento
Tema 3
3- Adolescência
3.1-Abordagem histórica
3.2- O ciclo de vida: transformações físicas; desenvolvimento cognitivo; o grupo de pares; ansiedade na adolescência
3.3 - A Construção da Identidade na adolescência
3.4- A moralidade na adolescência.
4.5. Desenvolvimento da socialização.
Tema 4
4. Idade adulta
4.1 - Adultez emergente
4.2- Tarefas do desenvolvimento na idade adulta; A família e as transformações na parentalidade e na conjugalidade.
4.3- Resiliência.
Tema 5
5- Velhice
5.1 - Perspectivas e modelos teóricos do desenvolvimento do idoso
5.2- Sabedoria do idoso
5.3- Desenvolvimento do idoso de forma positiva. A perspetiva do ciclo vital de Baltes
5.4- Declínio intelectual
5.5- Morte e processos de luto; Abuso e vitimização no idoso.
Bronfenbrenner, U. (2011) Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed
Cavanaugh, J. & Blanchard-Fields, F. (2017). Adult development and aging (8th Edition). UK: Cengage Learning Custom Publishing.
Collins, W.A. & Sprinthall, N.A. (1994). Psicologia do Adolescente: Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Dolle, J.-M. (2005). Para compreender Jean Piaget (2ª Edição). Lisboa: Instituto Piaget.
Erikson, E. H. e Erikson, J.(1998): O ciclo da vida completo. Porto Alegre: Artes Médicas.
Fonseca, A. (2006). O envelhecimento. Uma abordagem psicológica. Lisboa: Universidade Católica.
Lightfoot, C., Cole, M. & Cole, S.R. (2018). The Development of Children (8th Edition). NY City: Macmillan Publishers.
Kegan, R. & Lahey, L.L. (2016). An Everyone Culture: Becoming a Deliberately Developmental Organization. Harvard: Harvard University Press.
Schaffer, R. (2005). Introdução à psicologia da criança. Lisboa: Instituto Piaget.
Silva, A. (2011). Desenvolvimento infantil: dos 0 aos 2 anos, Lisboa, Climepsi editores.
Silva, A. (2004). Desenvolvimento de Competências Sociais na Adolescência, Lisboa, Climepsi editores.
(Bibliografia adicional será disponibilizada online na turma virtual)
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Os(as) estudantes devem consultar com regularidade a página da unidade curricular: www.moodle.univ-ab.pt/moodle/