Esta Unidade Curricular visa proporcionar conhecimentos teóricos e metodológicos e o desenvolvimento de competências para a promoção do bem-estar e desenvolvimento das populações, em particular dos indivíduos e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade psicológica e social. Habilita os estudantes para o desenvolvimento da atividade profissional e científica no domínio da avaliação e da intervenção social comunitária, enquadrando a intervenção em diferentes contextos comunitários. As temáticas desenvolvidas incidem sobre a participação ativa e colaborativa dos indivíduos e das populações, o sentimento de pertença a uma comunidade, a participação e envolvimento comunitário, o empowerment, a liderança comunitária e o desenvolvimento de redes de suporte social informal e formal. Indivíduos, grupos e profissionais são compreendidos nos seus contextos sócio ecológicos e como coatores das políticas de intervenção social e dos programas de intervenção psicossocial.
Comunidade
Desenvolvimento
Vulnerabilidade psicológica e social
Empowerment
1. Fundamentos teóricos em Psicologia Comunitária
1.1. A origem da Psicologia Comunitária
1.2. Valores subjacentes à intervenção em Psicologia Comunitária
1.3. Conceito, dimensões e níveis de empowerment
1.4. Sentimento de comunidade
1.5. Filosofia, caraterísticas e formas de organização dos grupos de ajuda mútua
2. Ecologia e Psicologia Comunitária – Paradigma ecológico
2.1. Os princípios ecológicos de James Kelly e as suas implicações ao nível da investigação e intervenção comunitária
2.2. Teoria ecológica e diversidade humana
3. Estruturas, processos e caraterísticas da intervenção Comunitária
3.1. Elaboração e avaliação de um projeto de intervenção comunitária
3.2. Consultadoria
3.3. Conceito e as funções do suporte social
3.4. Intervenção social e mudança
4. Práticas em Psicologia Comunitária
4.1. Comunicação e desenvolvimento comunitário
4.2. Práticas profissionais em projetos de intervenção comunitária
5. Investigação em Psicologia Comunitária
5.1. Investigação e avaliação colaborativa
5.2. Psicologia Comunitária e paradigma contextualista
5.3. Metodologia de investigação-ação participada e processo de mudança
Bandeira, A., Marques, M. J., Cunha, P., & Ranchordas P. (2007). Projectos de Inovação Comunitária. Manual de Suporte à Implementação da Metodologia. Centro Ismaili.
González, A. M. (Coord) (2009). Psicología comunitaria. Fundamentos y aplicaciones. Síntesis.
Gronita, J., Bernardo, A., Marques, J. e Matos, C. (2011) Intervenção Precoce. O processo de construção de Boas Práticas. Fundação Calouste Gulbenkian. http://hdl.handle.net/10400.2/7364
Gronita, J., Pimentel, J., Matos, C., Bernardo e A., Marques, J. (2016). E quando atendemos crianças... diferentes. Como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiência. (2ª Ed.) Fundação Calouste Gulbenkian.
http://hdl.handle.net/10400.2/7366
González, K. & Luna, M. (2023). Investigación-Intervención en Psicología Social Comunitaria. UNAM, Facultad de Psicología
Menezes, I. (2010). Intervenção comunitária. Uma perspetiva Psicológica, (2ª Ed). Levpsic.
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Fim do Século.
Vilariño, M. (2022). Prácticas de Psicología Comunitária. Torres Editores.
(Bibliografia adicional disponibilizada na turma virtual)
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Os(as) estudantes devem consultar com regularidade a página da unidade curricular: www.moodle.univ-ab.pt/moodle/