Psicologia Clínica e da Saúde
Código: 41048
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Psicologia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular procura salientar contributos, modelos
teóricos e determinantes importantes para:
- a compreensão do desenvolvimento normal e patológico e dos
processos adaptativos individuais, familiares e colectivos;
- a promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar mental,
físico, social e cultural dos indivíduos, das famílias, dos grupos
e das comunidades;
-  a  prevenção,  avaliação  e  tratamento  de  diversos
disfuncionamentos   e   traumatismos   mentais,  somáticos,
psicossociais    e culturais.


 

Saúde, Doença, Cultura, Desenvolvimento e Comunicação
Saúde, Sociedade, Violência e Qualidade de Vida
Modelos de Saúde
Psicopatologia e Factores de Risco e Proteção

Esta unidade curricular procura salientar contributos, modelos
teóricos e determinantes importantes para:

- a compreensão do desenvolvimento normal e patológico e dos
processos adaptativos individuais, familiares e colectivos;
- a promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar mental,
físico, social e cultural dos indivíduos, das famílias, dos grupos
e das comunidades;
-  a  prevenção,  avaliação  e  tratamento  de  diversos
disfuncionamentos   e   traumatismos   mentais,  somáticos,
psicossociais    e culturais.

 

Principais conteúdos a serem abordados:

- Indicadores e problemáticas individuais, psicossociais e de

saúde;
- Abordagem sistémica e multifactorial da saúde: modelos

interaccionistas e multidimensionais em saúde; violência,
género e saúde; qualidade de vida e promoção da saúde; risco,
vulnerabilidade e resiliência;

- Saúde, cultura, família e desenvolvimento - Perspectivas
preventivas, metodológicas e de intervenção;
-
Adaptação, saúde e doença em contexto migratório e
intercultural (migração, aculturação, adaptação, stresse,
comunicação em cuidados de saúde, comunicação intercultural
e saúde).

 

Calvinho, M., Ramos, N. (2014). Violência contra a mulher, saúde e
género. Contributos para melhorar as práticas profissionais e as políticas
de prevenção da violência. Revista Ambivalências, 2 (3), p. 42-69.


Ramos,  N.  (2004).  Psicologia Clínica e da Saúde.  Lisboa,
Universidade Aberta.

Ramos, N. (2008), (org.). Saúde, Migração e Interculturalidade. João

Pessoa: EDUFPB.

Ramos, N. (2009). Saúde, Migração e Direitos Humanos. Mudanças –
Psicologia da Saúde, v. 17,n. 1, p. 1-11.
https://www.metodista.br/revistas/revistas-
ims/index.php/MUD/article/viewPDFInterstitial/1924/1938

Ramos, N. (2015). Migraçôes e alteridade: desafios para a saúde colectiva.
In L. C. Teixeira & S. M. Rodrigues (org.). Psicanálise, saberes e práticas
em saúde. Curitiba: Ed. CRV.

Ramos, N. (2016). Mães e famílias entre culturas: saúde, desenvolvimento
e cuidados interculturais. In Rocha, Marcia; Ramos, Natália; Santos,
Silvana; Costa, Maria Dalva (org.). Seguridade social, interculturalidades e
Desigualdades na contemporaneidade. Natal: EDUFRN, p. 229-269.
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22342


Granada D, Carreno I, Ramos N, Ramos MCP (2017). Discutir saúde e
imigração no contexto atual  de intensa mobilidade humana/Debating
health and migrations in a context of intense human mobility. Interface -
Comunicação, Saúde, Educação, 21 (61): 285-296. Botucatu, SP: UNESP.
http://www.scielo.br/pdf/icse/v21n61/1414-3283-icse-21-61-0285.pdf


Silva, Ana (2011) – Desenvolvimento infantil: dos 0 aos 2 anos, Lisboa, Climepsi editores.

(Bibliografia adicional será disponibilizada online na turma virtual)




 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os(as) estudantes devem consultar com regularidade a página da unidade curricular: www.moodle.univ-ab.pt/moodle/