Intervention projects in social and training pedagogy
Cod: 11053
Department: DEED
ECTS: 6
Scientific area: Education Sciences
Total working hours: 156
Total contact time: 15

Tratando-se de uma Unidade Curricular que visa levar os estudantes ao desenvolvimento de conhecimentos de natureza teórico prática, a metodologia de trabalho adotada pretende colocar o estudante perante a análise de contextos reais e suas problemáticas, levando-os ao delinear de projetos específicos de intervenção nesses contextos, de acordo com os objetivos a alcançar.
Assim, os estudantes são levados a olhar para a sua realidade próxima (profissional ou outra) tendo em vista identificar possíveis alvos de intervenção e a realizar o respetivo levantamento de necessidades e o planeamento da intervenção, usando os instrumentos específicos que se revelem adequados.
Na U.C. estimula-se o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre os estudantes, designadamente entre os que se propõem trabalhar sobre problemáticas semelhantes, em especial no que se refere ao desenvolvimento dos instrumentos de investigação necessários na fase de diagnóstico.
A UC funciona em regime de Orientação Tutorial, para assegurar a existência de uma maior proximidade entre os professores e os estudantes.
 

Projetos
Educação
Intervenção

No final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
  • realizar o diagnóstico e análise de necessidades de um dado contexto educativo/formativo;
  • definir objetivos de intervenção,  identificar recursos humanos e materiais e estratégias de atuação, tendo em consideração a problemática em causa;
  • delinear um plano de intervenção viável, teoricamente fundamentado  e adequado à realidade analisada e às suas necessidades.

Levantamento de necessidades;
Técnicas e Instrumentos de diagnóstico;
Definição de objectivos e de metodologias de intervenção;
A fundamentação teórica de projectos de intervenção educativa/formativa;
Programação da intervenção;
Apresentação escrita do projeto.
 

Pereira, A.; Miranda, B.(2003)- Problemas e Projectos Educacionais. Universidade Aberta, Lisboa.
Tuckman, B. W. (2000). Manual de Investigação em Educação. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Ghiglione, R.  e Matalon, B. (1997). O inquérito: teoria e prática, Oeiras, Celta Editores.

Additional bibliography
Coutinho, C., Sousa, A., Dias, A., Bessa, F., Ferrreira, M. e Vieira, S. (2009). Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. In Psicologia Educação e Cultura, V. XIII, nº 2, pp. 455-479.
Pérez Serrano, G. (2008). Elaboração de Projectos Sociais. Casos práticos. Porto: Porto Editora.
Fonseca, A. M. (2001). Educar para a cidadania. Motivações, Princípios e metodologias. Porto: Porto Editora.
Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.
Varela, C. (sd). Gestão e Avaliação de Projectos nas escolas. IIE.
 

E-learning

Continuous assessment is privileged: 2 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a final digital test, Global e-folio (e-folio G) at the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final exam (100%).