Projetos de Intervenção em Educação e Formação
Código: 11129
Departamento: DEED
ECTS: 12
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 312
Total de horas de contacto:

Objetivos de aprendizagem:

Esta Unidade curricular assume um papel essencial na formação de profissionais na área da educação e formação, ao conjugar teoria e prática de forma aplicada. Num panorama educativo em constante evolução, conceptualizar projetos de intervenção no campo da educação e formação constitui uma competência indispensável. Nesse sentido, pretende-se que os estudantes consigam:

OA1: caracterizar conceitos e referenciais basilares no âmbito da educação e formação;

OA2: analisar casos e contextos de intervenção em educação e formação;

OA3: delinear propostas de intervenção em educação e formação.

TEMA 1. Educação e formação: conceitos e referenciais fundamentais

TEMA 2. Educação e formação: contextos e casos de intervenção

TEMA 3. Educação e formação: propostas de intervenção

•Azevedo, R. (Coord.) (2011). Projetos educativos: elaboração, monitorização e avaliação. Guião de apoio. ANQ.

http://hdl.handle.net/10400.8/494

•Fernandes, D. (2011). Avaliação de programas e projetos educacionais: das questões teóricas às questões das práticas. In: D. Fernandes (Org.), Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável. Editora Melo.

•Leigh, D. (2010). SWOT analysis. In F. Silber, W. Foshay, R. Watkins, D. Leigh, J. Moseley, & J. Dessinger (Eds.), Handbook of improving performance in the workplace: Vol. 2. Selecting and implementing performance interventions (pp. 115–140). Wiley.

•Miranda, B., & Cabral, P. (2017). Projetos de Intervenção Educativa. Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/6557

•Serrano, G. P. (2008). Elaboração de Projetos Sociais. Casos práticos. Porto Editora.

Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle da Universidade Aberta. A metodologia de trabalho adotada baseia-se na aprendizagem centrada no estudante, a qual se deseja flexível, além de simultaneamente independente e cooperativa/colaborativa. Fundamenta-se, portanto, no Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta e apoia-se na realização de atividades, individuais e em grupo, que têm como suporte diversos recursos de aprendizagem.

Assim, ao longo do semestre, estão previstos momentos de aprendizagem, autónoma e em grupo, a partir de várias atividades, incluindo as de avaliação contínua obrigatória. Estão, ainda, disponíveis fóruns de discussão, gerais e de aprendizagem, nos quais os estudantes devem participar e que, num panorama de inclusão digital, privilegiam tipos distintos de interação, embora sempre de natureza assíncrona e escrita.

É muito importante, e por isso fortemente recomendado, intervir nos fóruns de discussão da unidade curricular, também por ser útil para a preparação e elaboração das atividades de avaliação contínua obrigatória (os e-fólios e o e-fólio global). Aconselha-se, igualmente, a leitura atenta do calendário das atividades propostas e o respetivo plano de trabalho, bem como a planificação, por parte de cada estudante, do trabalho.

No decurso de todas as atividades letivas será valorizado o pensamento crítico e criativo dos estudantes, bem como a sua autonomia e autoavaliação - por exemplo: na articulação e adequação dos recursos sugeridos às tarefas propostas, além da procura e aplicação clara e eficaz de outros recursos às referidas tarefas.

Atendendo à natureza das competências a desenvolver e a avaliar nesta unidade curricular, a avaliação assume o regime de avaliação contínua obrigatória, o qual contempla a realização de dois trabalhos em formato digital (E-fólios), submetidos na plataforma Moodle, e de uma prova final (E-fólio global), no final do semestre, realizada na plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%.

Os estudantes dispõem de um Cartão de Aprendizagem (CAP), pessoal, onde é creditada a avaliação que forem efetuando ao longo do semestre. O Cartão de Aprendizagem é um instrumento personalizado e cada estudante tem acesso apenas ao seu cartão.

Os e-fólios A e B corresponderão a provas para avaliar o desenvolvimento de competências para elaboração do projeto de intervenção, com perguntas de escolha múltipla e resposta aberta. O e-fólio C corresponderá a um primeiro momento de apresentação do projeto de intervenção específico a desenvolver por cada estudante.

Os e-fólios são avaliados com rubricas, que incluem feedback e observações num campo próprio e têm uma dimensão formativa que permite a correção em momentos posteriores do que foi apontado no feedback.

Informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb: https://portal.uab.pt/avaliacao/