Face à transformação digital da sociedade, à transição digital em curso e ao predomínio de tecnologias digitais (Cardoso, 2025), importa que os profissionais em educação estejam aptos a intervir, de modo fundamentado, nestas áreas. Neste sentido, é necessário considerar diferentes públicos e prever a utilização de diversos recursos, através de várias metodologias. Assim, e partindo da inventariação de aspetos relevantes no campo da educação digital, em contextos diversificados, nesta unidade curricular discutem-se os fundamentos e as práticas de conceção, elaboração, implementação e avaliação de propostas de intervenção neste domínio. A pertinência dos objetivos e conteúdos da unidade curricular justifica-se pela possibilidade de contribuírem para a aquisição e o desenvolvimento de competências básicas, específicas e transversais, essenciais a um técnico em educação, sobretudo com funções em contextos de educação digital.
- Capital, Literacia e Competências Digitais;
- Educação Digital;
- Casos, Contextos e Propostas de Intervenção;
- Diagnóstico, Planeamento, Implementação e Avaliação de ações, iniciativas e projetos;
Pretende-se que, no final desta UC, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
- caracterizar conceitos e referenciais basilares na educação digital;
- analisar contextos e casos de intervenção em educação digital;
- delinear propostas de intervenção em educação digital.
Nesta UC, os temas a trabalhar durante o semestre são:
1. Educação Digital: conceitos e referenciais fundamentais;
2. Educação Digital: casos e contextos de intervenção;
3. Educação Digital: propostas de intervenção.
A seguir explicita-se a bibliografia de base:
• Azevedo, C. (2024). Programa de formação online em literacia da informação: estudo de caso nos Açores. Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/16943
• Cardoso, T. (2025). Learning Evaluation, Learning Technologies, and Learning Organizations: What Does Open Access Research Tell Us?. In: Martins, N., Brandão, D. (eds) Advances in Design and Digital Communication V. DIGICOM 2024. Springer Series in Design and Innovation, vol 51. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-77566-6_47
• Cardoso, T. & Pestana, F. (2022). O programa WEIWER® como nova alfabetização: casos à Luz de uma tipologia de Práticas Educacionais Abertas. J. Rodrigues & M. Marques (Org.) Ciências socialmente aplicáveis: integrando saberes e abrindo caminhos, vol. VI, pp. 126-139. Editora Artemis. http://hdl.handle.net/10400.2/12757
• Reis, A. (2021). INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissional. Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/11255
Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle da Universidade Aberta. A metodologia de trabalho adotada baseia-se na aprendizagem centrada no estudante, a qual se deseja flexível, além de simultaneamente independente e cooperativa/colaborativa. Fundamenta-se, portanto, no Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta e apoia-se na realização de atividades, individuais e em grupo, que têm como suporte diversos recursos de aprendizagem. Assim, ao longo do semestre, estão previstos momentos de aprendizagem, autónoma e em grupo, a partir de várias atividades, incluindo as de avaliação contínua obrigatória. Estão, ainda, disponíveis fóruns de discussão, gerais e de aprendizagem, nos quais os estudantes devem participar e que, num panorama de inclusão digital, privilegiam tipos distintos de interação, embora sempre de natureza assíncrona e escrita.
Atendendo à natureza das competências a desenvolver e a avaliar nesta unidade curricular, a avaliação assume o regime de avaliação contínua obrigatória, o qual contempla a realização de dois trabalhos em formato digital (E-fólios), submetidos na plataforma Moodle, e de uma prova final (E-fólio global), no final do semestre, realizada na plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%. Os estudantes que, pela realização das provas de avaliação contínua, não obtenham o mínimo requerido para o E-fólio global, realizam um exame na plataforma WISEflow, que corresponde a 100% da classificação final. A informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb está disponível no portal em https://portal.uab.pt/avaliacao/