Código: 61045
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta UC pretende aplicar os conhecimentos de gestão adquiridos ao  longo do curso de forma multidisciplinar para o desenvolvimento de um projeto empresarial ou intra-organizacional. Pretende-se promover a aplicação de metodologias de ensino centradas no estudante que incentivem o desenvolvimento do espírito empreendedor, o trabalho em equipa, a discussão,   a partilha e a criação de um  ambiente  de aprendizagem  participativo e que se interligue com a realidade organizacional nacional e internacional.

Projeto Empresarial
Modelo de Negócio
Plano de Negócios
Projeto Intra-organizacional

•    Conhecimentos fundamentais sobre como identificar e avaliar uma oportunidade ou resolver um problema organizacional.
•    Capacidade para aplicar os conhecimentos de gestão de forma multidisciplinar  aplicando-os ao desenvolvimento de um modelo de negócio ou a um projeto intra-organizacional.
•    Capacidade para apresentar em público um projeto organizacional;
•    Capacidade para trabalhar em equipa e gerar dinâmicas de grupo.

O programa da disciplina está dividido em seis partes:
 

  1. Abordagem Geral
  2. Identificação e avaliação de oportunidades
  3. Modelo de negócio
  4. Recursos humanos e equipa
  5. Marketing e posicionamento no mercado
  6. Estratégia financeira

Bibliografia Obrigatória

  • Duarte, C.; Esperança, J. P. (2014) “Empreendedorismo e Planeamento Financeiro” Edições Sílabo

Bibliografia Adicional
•    Osterwalder; A.; Pigneur; Y. (2011) “Business Model Generation” Wiley
•    Osterwalder, A.;  Smith, A. (2014)  “Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want” Wiley

O regime de avaliação é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (prova oral), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.

Boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet.
Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares.