Nesta UC desenvolve-se conhecimento e uma compreensão aprofundada das questões nucleares no que respeita à aprendizagem individual e colaborativa/cooperativa online, às técnicas de ensino online e ao papel do professor neste contexto; um entendimento conceptual e operativo dos PLE das suas potencialidades na aprendizagem em rede na perspetiva do professor e estudante; conhecimentos e uma boa compreensão das questões mais relevantes no que se refere ao desenho da aprendizagem online; competências práticas de desenho de experiências de aprendizagem online.
Pedagogia do Elearning;
Métodos e técnicas de ensino online;
Desenho da aprendizagem online;
Papel do professor online.
No final desta unidade curricular, deverá ser capaz de:
• identificar e discutir os aspetos fundamentais no que se refere à pedagogia do elearning;
• distinguir e avaliar diversos métodos e técnicas de ensino online;
• desenhar situações de aprendizagem online fundamentadas numa perspetiva pedagógica coerente;
• adotar uma prática docente coerente com a abordagem pedagógica escolhida.
I. A Pedagogia do eLearning
II. Personal Learning Environments
III. Desenho da aprendizagem online
Anderson, Terry & Dron, Jon (2011). Three generations of distance education pedagogy. IRRODL.
http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/890 ou tradução versão brasileira de João Mattar.
Anderson, Terry (2008). Teaching in an Online Learning Context. In Anderson, Terry (Ed), Theory and
Practice of Online Learning. Athabasca University: Au Press (2ª Edição).
http://www.aupress.ca/books/120146/ebook/14_Anderson_2008-
Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf.
Morgado, L. (no prelo). O papel do Professor Online na aprendizagem em rede.
Morgado, L (2011). The networked-class: Personalization and Openess through social media, Wankel, C (Ed). Educating Educators with social media, Emerald Group Publishing: United kingdom.
Recursos Digitais multimédia fornecidos online na UC
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.