Este seminário tem por objetivo familiarizar os estudantes com as principais problemáticas e debates que afetam os estudos medievais na atualidade. Abordam-se, assim, os grandes temas clássicos - como o da periodização, das temporalidades e dos espaços medievais - bem como o diálogo interdisciplinar entre as ciências sociais. A reflexão será ainda focalizada nas novas perspetivas de análise decorrentes do “Linguistic Turn” e do “Visual Turn”, como os sentidos e as emoções, a globalização, o regresso à semiótica do documento, os estudos pós colonialistas aplicados à Idade Média e, em termos metodológicos, o diálogo disciplinar, desta feita com as ciências puras.
Trabalho interdisciplinar
Problemáticas em Estudos Medievais
5. capacidade para reconhecer a plasticidade dos Estudos Medievais e a inerente necessária interdisciplinaridade com as restantes Ciências Sociais e Humanas.
ROSENWEIN, B.H., Emotional Communities in the early middle ages. Ithaca&London: Cornell . 2006
A avaliação dos doutorandos é contínua, resultando da ponderação de todos os elementos de participação no seminário. Incluida na avaliação está a apresentação e defesa do Projecto de tese, sem a qual o estudante não poderá registar a mesma ou prosseguir.