Prática da Sociologia
Código: 41118
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Sociologia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular articula referenciais teóricos produzidos pela Sociologia e a sua aplicação em termos de estudo, análise e intervenção na realidade social, de modo a compreender as mudanças sociais nas sociedades modernas. É realizada uma breve contextualização da sociologia como disciplina (temas, objetivos, diferenciação entre problema social e problema sociológico e questões éticas e deontológicas do exercício da prática) e o delinear de um projeto apelando à imaginação sociológica sugerida por Wright Mills, com a colocação de questões sistemáticas pertinentes. São apresentadas diversas perspetivas sobre a relação dinâmica entre saberes teóricos e prático-metodológicos tendo em vista a reflexão e discussão de questões resultantes do exercício da prática (por exemplo, delinear de um objeto de estudo, diagnosticar e planificar uma intervenção da realidade social, opções metodológicas e procedimentos de recolha de dados). As dimensões da atividade profissional dos sociólogos e o código de ética deontológica, as saídas profissionais e o papel das associações profissionais nacionais e internacionais serão também focadas nesta unidade curricular.

Sociologia e Sociedade
Investigação sociológica e conhecimento
Prática da sociologia
Imaginação Sociológica

Articular a produção de conhecimento sociológico e o agir, distinguindo os campos de investigação e intervenção sociológica
 Distinguir problemas sociais de problemas sociológicos.
Saber definir um objeto de estudo.
Identificar e compreender as expressões e características dinâmicas nas sociedades modernas,
 Refletir criticamente sobre os desafios colocados às sociedades modernas no que se refere às desigualdades sociais
Distinguir em que consiste a atividade profissional dos sociólogos.
Compreender em que consiste a planificação sociológica e a reflexão sobre o exercício da prática.

 

1. Sociologia e sociedade.
2. Conhecimento sociológico e intervenção pública.
3. A prática da sociologia: temas, objetivos, diferenciação entre problema social e problema sociológico.
4. Delimitação de um objeto de estudo, diagnóstico e planificação de uma investigação.
5. Opções metodológicas e procedimentos de recolha de dados. O percurso científico para a obtenção de dados.
6. Aplicação prática de conhecimentos: desenvolvimento de um exemplo.
7. Sociologia como profissão: o que é ser sociólogo
8. Saídas profissionais
9. Questões éticas e deontológicas do exercício da prática
10. Associações de Sociologia nacionais e internacionais

 

Bibliografia:    Bourdieu, Pierre (2002). Esboço de uma teoria da prática. Oeiras: Celta Editora.

Bourdieu, Pierre (2003 [1984]). Questões de Sociologia. Lisboa: Fim de Século.

Costa, António Firmino (2007) “Os desafios da teoria da prática à construção da sociologia” in Pinto, José Madureira & Pereira, Virgílio Borges (Orgs.) . Pierre Bourdieu. A teoria da prática e a construção da sociologia. Porto: Edições Afrontamento. Pp. 15-29
 
Magano, Olga (2014). Tracejar vidas “normais”. Estudo qualitativo sobre a integração dos ciganos em Portugal. Lisboa: Editora Mundos Sociais.

Paugam, Serge (2008). La pratique de la sociologie. Paris: PUF

Nota: Na sala de aula virtual serão indicados recursos específicos para cada tema e disponibilizados os textos fundamentais de trabalho.

 

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes inscritos nesta unidade curricular devem entrar na Plataforma Moodle: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/, na respetiva turma virtual de e-learning.